3 PASSOS PARA ACABAR COM O MEDO!

In Artigos, Reprograme Seu Cérebro by Time BrainPowerLeave a Comment

O medo é completamente prejudicial em muitos aspectos da nossa vida. O medo da mudança, o medo de tomar alguma decisão errada ou até mesmo de fazermos algo que queremos muito, mas não conseguimos devido ao medo. Ele pode atrapalhar e influenciar diretamente nas nossas decisões, fazendo com que fiquemos paralisados e sem reação diante de algumas situações.

Todas as pessoas sentem ou já sentiram medo em algum ponto da vida. A diferença é o que decidimos fazer com esse medo. Como devemos reagir diante dele? É possível acabar com o medo? Nesse artigo você vai encontrar 3 passos práticos de como acabar com o medo!

 

1- Agir independente do medo!

O medo é um produto criado por nossa mente para nos impedir de entrar em ação! É algo que nos deixa paralisado e nos impede de agir. E essa é justamente a primeira solução para vencer o medo: Agir!

Quando começamos a agir deixamos os cenários negativos que criamos na nossa mente, para entrar em ação. Paramos de ficar colocando o “e se…” em tudo que vamos fazer.  Assim como Will Smith fala, “a gente visualiza infinitos cenários que podem ser negativos, e quanto mais cenários negativos a gente visualiza, mais a gente sente medo daquele desenrolar. Então o grande ponto é você entrar em ação, e aí entra uma palavra muito importante que é “coragem”. Você ter coragem não significa a ausência de medo, significa que você está agindo apesar do medo! Veja esse vídeo de como desenvolver coragem:

Então, quando passamos a agir, tudo aquilo que nosso cérebro cria para nos parar trabalhando contra a gente não tem mais relevância,  pois ele não sabe distinguir o que é real do que é imaginário, e quando agimos trabalhamos com a realidade!

Quando sentimos medo acreditamos que aquilo é real, então transferimos isso para nossa realidade e ficamos paralisados.

2 – Vivencie o seu medo!

Muitas vezes nós não temos clareza dos nossos medos e de qual é a fonte deles, e do porque sentimos ele. Então eu te pergunto, qual é o seu maior medo?

Digamos que seu maior medo seja o de ficar pobre. Esse é só um exemplo, então anote qual é o seu maior medo e converta e aplique essas coisas no seu caso. Que tal encarar e vivenciar o seu medo!

Então se o seu medo é o de ficar pobre, faça esse exercício por um dia.

Defina o que seria a tal “vida pobre”, e a VIVENCIE! Por exemplo. Pare de comer no restaurante que sempre come e coma em um muito mais barato, ou até mesmo leve comida de casa, coloque alguma roupa diferente da que você veste, use uma mais velha… Faça tudo aquilo que você acha que faria se ficasse mais pobre. Liste tudo isso e viva um dia assim! Sim, um dia inteiro.

Quando vivenciamos nossos medos vemos que talvez ele não seja tão ruim assim! Aquilo que te impede de agir e paralisa. Aquilo que te tirava a coragem e te impedia de ter uma ação não vai mais ser um problema, porque um: você entrou em ação e deixou de pensar no ilusório e passou a viver a realidade. E dois: tudo aquilo que poderia ser negativo na sua vida você já vivenciou, e sabe que não é tão ruim, e que pode sim passar por isso.

Então fazendo tudo isso você vai perceber que entrar em ação é muito mais positivo e trás mais benefícios do que simplesmente aceitar o medo e não ir em frente. Então aquilo que você visualizava como a pior coisa do mundo, não vai mais ser tão ruim assim.  

3 – Não tente agradar as pessoas

Pare de colocar condições em tudo que você vai fazer. “E se eu errar?”, “E se eu falar isso e as pessoas não gostarem?”, “E se não der certo?”, “E se… e se…. e se!”. Não crie possíveis cenários negativos no que vai fazer e não ligue para o que as pessoas irão pensar de você, pois essa é uma das maiores causas do medo nas pessoas. Entenda nesse vídeo o preço de agradar as pessoas!

Use o seu cérebro a seu favor para perder o seu medo e realizar os seus sonhos e objetivos! Leia mais. ARTIGO: COMO PERDER O MEDO USANDO O CÉREBRO A SEU FAVOR

E para realmente começar a ficar no controle do seu cérebro e de todo esse processo que discutimos,  garanta sua vaga e se inscreva na Jornada da Reprogramação Cerebral. Um evento online gratuito que ocorre 1 ou 2x ao ano. Entre em reprogrameseucerebro.com.br e garanta sua vaga!! Vamos vencer o medo juntos!

Leave a Comment