Como EVITAR o NÃO! Existe Alguma Técnica para Reverter?

In Videos Diários by Time BrainPowerLeave a Comment

Ouvir um “não” sempre é incômodo. Traz sensação de impotência e frustração. Porém, vale lembrar que uma pessoa só ouve “não” se ela estiver disposta a arriscar. A chance de levar uma resposta negativa é muito maior para aqueles que tentam, mas na mesma proporção a probabilidade do sim aparecer aumenta.

Tem como reverter um cenário negativo para um positivo? Sim, com técnicas de persuasão, você pode ter em mente maneiras de otimizar o contexto em que se encontra, além de formas de convencer e mudar opiniões e fazer o “não” virar “sim”.

Relativizar é a chave que complementa. O não nunca pode ser a última palavra, é preciso  reverter o ambiente negativo e assim criar maior possibilidade de aceitação. Tudo é questão de prática e absorção de experiências anteriores.

 

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Um dos contatos que a gente mais recebe por aqui são pessoas dizendo: ” André, eu queria aprender a receber menos NÃOS. Queria receber mais SIMS, do que NÃOS, e também não sei o que fazer quando alguém me diz NÃO, eu fico meio desnorteado. Eu não sei muito bem para que caminho seguir e como reverter isso e fazer a situação ficar um pouco melhor.”

Se você já passou por uma situação assim, e eu tenho certeza que isso já aconteceu, esse vídeo vai ser muito importante para você.

Fala pessoal, André do BrainPower, Academia cerebral, criador do método Neuro Persuasão.

E esse é mais um dos capítulos da nossa maratona da Neuro Persuasão, para te preparar, para te deixar aquecido para o nosso Workshop da Neuro Persuasão e influência cerebral, em que a gente vai discutir, exatamente como você influencia o processo decisório dentro do cérebro de uma outra pessoa, para ficar muito mais no controle no processo de influencia.

Se tornar uma pessoa muito mais impactante, muito mais influente.E hoje a gente vai falar sobre uma das coisas mais comuns, mas rotineiras, que é simplesmente você receber um NÃO.

Muitas pessoas viram para mim e falam: “André, eu não aceito mais receber NÃOS, isso para mim tem que ser abolido.” E o que eu quero te dizer é que antes da gente discutir o que vai fazer no momento em que você recebe o NÃO, você tem que saber ser paciente, em qualquer negócio, em qualquer situação, você sempre, sempre, por melhor que seja, você vai receber mais NÃOS do que SIMS.

É fundamental que você entenda que nunca 100% da pessoas estará pronta para você, estará pronta para o seu projeto, estará pronta para o que você está propondo. Sempre o NÃO é parte da brincadeira, e agente aceita isso para toda e qualquer situação.

Vamos pegar o caso de Michael Jordan, você com certeza conhece excelente jogador, um do maiores jogadores de basquete de toda história, senão o maior jogador de basquete. E vamos ver aqui o que ele diz respeito da definição de sucesso.

E essa é uma frase que já faz parte de muitos discursos, que de fato é muito verdadeira. Se a gente não aceitar que o NÃO faz parte da brincadeira, a gente nunca vai jogar. Se você sempre quiser jogar uma bola em uma cesta, não aceitar que você pode errar, a única chance de você nunca errar é você nunca arremessar. A única chance de você nunca receber um NÃO é você nunca conversar com uma pessoa.

Portanto, se você está recebendo NÃOS isso significa que você tá na pegada, que você realmente tem atitude, que você vai adiante, e que você tenta mesmo com as pessoas mais reticentes, se você só tentar com as pessoas certas, talvez ali, você tivesse uma chance maior de ter mais SIMS.

Mas você está deixando na mesa um grande potencial de negócio. Então, sempre você vai receber mais NÃOS do que SIMS, se você te fato, tiver atitude e eu recomendo que você seja assim.

Então, se você quiser ter mais SIMS, como é que você pode fazer isso?

Primeiro: Tome mais NÃOS, porque é exatamente isso o processo. Se você entende, que a cada 10 tentativas, você vai receber 8 NÃOS,  e a cada NÃO você sabe que você está mais próximo do SIM.

Então, para você receber mais SIMS esteja aberto aos NÃOS.

E isso não significa que você de fato não deveria melhorar a sua performance, não deveria tentar otimizar a sua performance. Você deve sim e é exatamente isso que nós vamos discutir. Mas, eu não poderia deixar evidente para você: Que o SIM é simplesmente uma pequena parte dos NÃOS, que você vai receber.

Agora, vamos lá então. Como é que você pode otimizar a quantidade de SIMS que você recebe relativamente ao todo que você tem? E para isso são dois passos.

O primeiro deles você já está fazendo nesse exato momento. Para você aumentar a quantidade de SIMS, que você recebe, você tem que aprender a mais técnicas de persuasão e você está fazendo isso neste exato momento.

Quanto mais técnica você conhecer, mais recursos você vai ter para ter tentar reverter a situação daquele momento. Porque muito provavelmente as pessoas vão continuar te dizendo NÃOS, só que você sabe como reverter a situação e fazer um NÃO virar um SIM.

Inclusive, eu gosto de dizer que processo de venda, de fato, processo de convencimento, começa no momento em que a pessoa te diz o primeiro NÃO. Ali, é que de fato entra a sua habilidade.

Portanto, aprender sobre persuasão tem sim potencial de  elevar sua capacidade de receber SIMS. Não, porque você diminui a quantidade de NÃOS, mas porque você continua recebendo NÃO, e tem a ferramenta para reverter a situação.

O segundo grande ponto é quando você percebe que de fato não tem mais jeito. Quando você fica insistindo, não vai adiantar, você vai simplesmente desgastar relação e perde sua autoridade, perde credibilidade. Não devemos ficar insistindo quando o cenário está evidente, quando a gente sabe que não vai adiantar nada.

Neste momento, em que a pessoas te diz um NÃO, um NÃO final, o que você tem que fazer é re-la-ti-vi-zar o NÃO. Você nunca pode deixar que o NÃO seja a última palavra. Porque subconscientemente isso fica gravado na outra pessoa e é muito difícil, praticamente impossível, que a pessoa volte para você depois e fale: Olha, sabe aquele NÃO que eu te falei? Eu repensei e vamos lá! Vamos fazer esse projeto junto. Eu vou comprar de você, vou isso ou eu vou aquilo.

Se você permite que a pessoa simplesmente saia como NÃO na cabeça dela, você simplesmente eliminou ali um chance de que a pessoa volte para você, volte para conversar ou de repete você faça mais uma ligação. E ai, em um segundo momento,  numa segunda vez que você interage com a pessoa, você já com novos elementos, com mais alguma novidade para contar para ela. Talvez ali você pudesse reverter a situação. Se você permitiu que a situação terminasse de fato no NÃO, você tem uma chance muito baixa de tudo isso.

Portanto, a gente tem que relativizar. Mas, como que a gente faz tudo isso?

Se a pessoa te diz NÃO agora, neste momento, o que eu poderia fazer é falar: Olha, eu sei exatamente o porque você está tendo essa reação., eu mesmo já tive essa reação, igualzinha, e praticamente 100% das pessoas que eu converso também tem essa mesma reação.

Mas eu sei também que passando uns dias a ideia começa a fazer mais sentido. Até que só essa ideia faz sentido e nada mais faz sentido. Por isso, eu de repente eu pensei em te mandar um material a mais, para você olhar ou um vídeo novo para você refletir e a gente pode de repente pode voltar a falar daqui uns 60 dias, o que você acha?

O que eu acabei de fazer é: Criar uma possibilidade, criar um caminho e mais do que isso, eu coloquei a pessoa dentro de um cenário que é simplesmente igual a todas as pessoas, as pessoas tendem a dizer NÃO e no futuro elas pensam melhor. E existe sim esse processo, as pessoas continuam pensando mesmo depois de um NÃO dado.

E você simplesmente permite que esse processo aconteça se você adotar isso que eu acabei de sugerir. E por que eu falei depois de 60 dias?

Se você falar: Te ligo amanhã! A pessoa ainda está muito presente com o NÃO. Se você falar daqui a 60 dias e é algo tão distante, que a pessoa vai dizer: Olha, tudo bem, tudo bem, me liga depois. É algo que não incomoda que não a desperta uma emoção negativa. E você simplesmente volta a ligar depois de 60 dias muita coisa vai ter acontecido, de repente tudo aquilo que não incomodava a pessoa, possa incomodar ou você de repente possa ter elementos novos, alguma novidade para contar e aí você vai e tenta mais uma vez. Nunca desista, porque você recebeu um NÃO.

E o mais importante de tudo,  relativize o NÃO.  Se você conseguir relativizar o NÃO, mais do que qualquer coisa, você tira o peso que o NÃO tem para você mesmo e também para aquela pessoa. E você deixa de perder um prospecto a cada não que você recebe.

E Isso é simplesmente fundamental.

Se você consegue reverter o Não, você se torna uma pessoa de alta performance. Se você simplesmente aceita os NÃOS e trabalha apenas com os primeiros SIMS que você recebe, você simplesmente parte da média das pessoas.

E se você assistiu esse vídeo já tenho certeza que pelo menos em grande parte você vai ter um elemento que vai te favorecer muito nesse processo, para você começar ter pouco a pouco mais resultado.

Se você acha que esse vídeo pode contribuir para alguma pessoa, de repente sua equipe, alguém que pode se beneficiar disso que você conhece, encaminhe para ela, para que ela também se beneficie e não mais sofra com os NÃOS, porque de fato o NÃO é parte do jogo. Se a gente sofrer com que a maior probabilidade da nossa vida, a gente simplesmente vai sofrer ao longo do nosso dia-a-dia como um todo. Então, é fundamental que a gente aprenda mecanismos, ferramentas para a gente reverter da melhor maneira possível.

Então encaminhe para ela e se você realmente gostou eu aguardo aqui embaixo o seu comentário e mais do que isso até, gostaria mesmo de te ver no nosso Workshop da Neuro Persuasão – Influência cerebral. Para você entender exatamente o porque esses processos de fato são tão importantes.

Como é que uma decisão se forma dentro do cérebro de outra pessoa, e como é que você através desse entendimento consegue se tornar uma pessoa mais impactante, mais influente, e realmente cativar e inspirar e conseguir fazer com que a sua mensagem, o seu produto, ou mesmo você sendo profissional liberal aumentando sua demanda, e mais do que isso o seu valor percebido no mundo corporativo, aumentando sua capacidade de liderança e de analisar as  pessoas, onde você realmente acredita que você tem mais potencial de fazer os resultados acontecerem.

Então, realmente, de fato, a persuasão é muito poderosa. Te aguardo nesse Workshop e para você não perder o capítulo de amanhã em algum lugar dessa tela tem um botão para assinar, clica nele, porque amanhã a gente vai discutir como é que você sabe a hora certa de oferecer ou propor alguma coisa para outra pessoa. Afinal, se você faz isso no momento correto  a sua chance de receber um NÃO é muito menor, porque propondo as coisas no momento correto, a chance de um NÃO é quase que 100%. Então não deixe de se inscrever e a gente se encontra amanhã para você aprender mais sobre a Neuro Persuasão. Afinal, tudo que você quer está do outro lado da persuasão.

No brain, No gain! Até amanhã!

 

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