COMO PERDER O MEDO USANDO O CÉREBRO A SEU FAVOR!

In Artigos, Reprograme Seu Cérebro by Time BrainPowerLeave a Comment

O medo é importante para nossa sobrevivencia, é ele que nos alerta para perigos reais. O problema é que nós muitas vezes criamos problemas ilusórios e, ao sentimos medo deles, nos paralisamos como se fosse algo real.

Essa paralisia muitas vezes nos impede de alcançar nossos sonhos e objetivos. Mas o que muita gente não sabe, é que podemos controlar isso, podemos usar o nosso cérebro para enfrentar o nosso medo seja ele qual for!

O que nós podemos fazer para calar aquela vozinha chata na nossa cabeça que diz: “Você não pode fazer isso… Você não vai conseguir… Vai dar errado…”? Como experimentar aquela sensação incrível de alívio depois de apresentar um trabalho muito importante e que você estava com medo e mesmo assim foi em frente? Isso é ter coragem, agir mesmo com medo. E a recompensa da sua ação é gratificante e traz alívio.

Portanto, distingua o que é “perigo” e o que é “medo”. Quando for apenas medo de possíveis desenrolares que te paralisam, vale a pena enfrentando o medo e calar essa voz na sua mente!

Entre em ação mesmo com medo!

“Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo” – Nelson Mandela

O medo querendo ou não é um produto da nossa imaginação. Nós ficamos com medo de fazer algo, pois já imaginamos o que pode ou não acontecer, e isso nos paralisa, nos impedindo de agir por conta do medo! Então a primeira coisa que tem que fazer para evitar o medo, é entrar em ação mesmo com medo! Segundo a frase de Nelson Mandela, você ter coragem não é a ausência de medo, e sim enfrentá-lo mesmo estando ali! Veja mais em  ARTIGO: 3 PASSOS PARA ACABAR COM O MEDO!

Se você tem muito medo de dirigir por exemplo, no processo de aprendizagem vem muitos pensamentos na sua cabeça como “E se eu bater o carro? E se eu não conseguir passar na prova prática da auto-escola? E se o carro morrer?”. O seu cérebro não sabe o que é real e o que é imaginário, portanto ele irá entrar em ação para te bloquear e evitar que você entre ação, e muitas vezes isso irá impedir você de enfrentar novos desafios!  

Nós precisamos mandar no nosso cérebro, pois ele evita os riscos inerentes aos novos desafios! Ele não quer que nós entremos em ação, então busca nos preservar. Entenda isso neste vídeo:

Não crie cenários negativos

Quando você deixa de criar esses cenários negativos, e entra em ação, seu cérebro para de ver isso como uma realidade. O nosso cérebro não tem contato com a realidade, então tudo o que pensamos, ele toma como real. Quando for fazer algo que tem medo, não fique criando possíveis cenários negativos, apenas vá e faça!

Não fique pensando no “E se…”. Se tem algo a ser feito, como apresentar um trabalho, dirigir, ou até mesmo começar algo que quer muito, faça! Não fique pensando no que poderia dar errado, primeiro porque NÃO temos controle de tudo, e nunca teremos. Depois porque isso produzirá medo em você, e permitirá que o seu cérebro defina o que você pode ou não fazer, quando na verdade isso pode ser controlado por você.

Os pensamentos negativos são o principal freio na vida das pessoas. E muitas vezes nós acreditamos que as circunstâncias, as ações de outras pessoas ou até mesmo a falta de recursos é o que nos impede.

Mentes positivas produzem vidas positivas. Mentes negativas produzem vidas negativas. Pensamentos positivos são sempre cheios de ação e esperança. Pensamentos negativos são sempre cheios de medo e dúvida. Experimente criar cenários positivos na sua vida, e verá a mudança acontecer!

E não perca a oportunidade de conhecer a máquina incrível que é o nosso cérebro e de como podemos usa-lo para vencer os medos na nossa vida! Não deixe de garantir sua vaga e se inscrever na Jornada da Reprogramação Cerebral, um evento online gratuito que ocorre 1 ou 2x ao ano. Entre em reprogrameseucerebro.com.br e garanta sua vaga!!

ARTIGO: REPROGRAMAÇÃO CEREBRAL COMPROVADA!

Leave a Comment