COMO SER MAIS PRODUTIVO: 5 TÉCNICAS

In Artigos, Reprograme Seu Cérebro by Time BrainPowerLeave a Comment

Você já experimentou aquela sensação de que fez muita coisa, mas não fez nada? Você começa muitas tarefas, mas não consegue terminar nenhuma, e sempre acaba deixando para terminar amanhã. Se isso acontece com você saiba que não é o único. Muitas pessoas também sofrem do mesmo problema e sentem que não produzem nada no dia por conta da procrastinação.

Seja pela falta de motivação ou talvez por distrações constantes, neste artigo você vai encontrar 5 técnicas para te ajudar a ser uma pessoa mais produtiva no seu dia a dia, te fazendo chegar ao fim do dia com aquele sentimento de dever cumprido!


1- Preste atenção em uma única coisa!

Nós temos a tendência de desviar a atenção para o que for mais interessante ao nosso redor, e não focar naquilo que estamos fazendo no momento. Por que nós nos concentramos nas coisas que estão acontecendo ao nosso redor ao invés de imergir na tarefa que estamos realizando?

Veja esse vídeo e entenda como focar em apenas uma coisa faz com que o seu tempo passe mais devagar, fazendo você ser mais produtivo no seu dia a dia, entendendo como o nosso cérebro funciona, e como ele causa muitas vezes uma falta de produtividade na nossa vida quando estamos distraídos com outras coisas sem importância no momento.

2- Tenha disciplina!

Ter disciplina é muito importante, ela é inclusive parte inerente a uma pessoa produtiva. Se não nos atentarmos quando não temos disciplina nas nossa tarefas, chegamos ao fim do dia e não produzimos nada, apenas fomos mudando o foco da distração. E geralmente o dia acaba e não conseguimos cumprir aquilo que colocamos como meta.

A disciplina é como o bússola do barco. Se o barco não tem a bússola para seguir, ele vai andar sem rumo, ele pode navegar o dia inteiro, mas sem a direção certa vai chegar ao fim do dia sem ter chegado onde realmente queria e deveria ter chegado. Então quando não temos essa disciplina, não chegamos a lugar nenhum e não somos produtivos no nosso dia!

Ao contrário do que muitos pensam e falam, a disciplina é ter liberdade! Suponhamos que você se propôs a limpar a casa cedo, se você tiver disciplina e não procrastinar. Caso isso soe como algo difícil para você, leia o ARTIGO: COMO ACABAR COM A PREGUIÇA?. Bom, mas se ocorrer, você terá o resto da tarde livre, pois já fez o que tinha a ser feito! Então se você não tiver disciplina, além de não ter liberdade, não vai ser produtivo no seu dia a dia.

3- Não procrastine!

Muitas vezes você começa a fazer algo que se comprometeu a fazer, mas quando entra em ação a sua motivação cai e você acaba desistindo de fazer. Quando percebe, tem sempre metade das coisas feitas, e a outra metade você desistiu no meio. Se identifica com isso? Se sim, procrastinação é seu foco de melhoria!

Existe o conceito dos “dois potes”, um do prazer e um da dor. Veja mais abaixo.

Quando nos sentimos motivado por algo como por exemplo, empreender, lavar a louça, ler um livro que quer ler, isso te enche de prazer e ele te coloca em ação. Então essa é uma maneira pela qual podemos entrar em ação. A outra maneira é através da dor, se tem algo que te incomoda muito e te faz ficar frustrado como a louça acumulada,aquele livro que parou na metade, entre outras coisas, você também entra em ação por conta desse outro aspecto.

Ou seja, é sempre o prazer ou a dor que te faz entrar em ação, não foi uma decisão sua, mas foi uma ação influenciada pelo ambiente externo. Você precisa atribuir o que é dor e o que é prazer nas coisas do seu dia a dia. Não deixe as coisas acumularem, agora que você já entendeu como nosso cérebro funciona nesse aspecto, não deixe que esses potes se encham para que você tome uma atitude. Você escolhe o tamanho do pote, e decide quando é dor e quando é prazer, tendo controle das suas ações.

4- Controle o seu tempo

A nossa vida é feita de tempo, e se desperdiçamos isso estamos desperdiçando um presente. O tempo é algo que não para, se você não souber usar ele adequadamente o dia passa e você não realiza nada que se propôs a fazer. Então como ter mais tempo no dia e aprender a usá-lo a seu favor? Veja esse vídeo e entenda qual é o valor do tempo na sua vida e em como a má gestão dele te faz ser pouco produtivo e te faz adiar os seus planos.

5- Tenha um ritual matinal

O seu ritual matinal é determinante de como vai ser o resto do seu dia! Se você começar o seu dia com um sentimento negativo isso vai refletir para o restante do seu dia, a mesma coisa acontece se você começa o dia motivado e fazendo algo produtivo.

Tente acordar 1h ou 30min mais cedo do que costuma acordar, e use esse tempo para fazer o seu ritual matinal. Use esse tempo para fazer algo que você considere importante, seja escrever, ler, meditar, resolver algo que está pendente, mas você está postergando… Se o seu dia começar produtivo, isso vai te motivar e vai se estender para o resto do seu dia!

O Ramon, ex aluno do Curso Reprograme seu Cérebro começou a fazer isso e teve uma mudança incrível! Assista e também fique motivado a fazer o mesmo!

Reprograme AGORA o seu cérebro e seja mais produtivo no seu dia! Não deixe de se inscrever na Jornada da Reprogramação Cerebral, um evento online gratuito que ocorre 1 ou 2x ao ano. Entre em reprogrameseucerebro.com.br e garanta sua vaga!

Leave a Comment