Então É Só Entrar em AÇÃO? Devo Agir Mais ou Pensar Mais? | Academia Cerebral

In Videos Diários by Time BrainPowerLeave a Comment

Veja mais detalhes em:

Curso Reprograme Seu Cérebro
Ebook Gratuito Reprograme Seu Cérebro

Se inscreva em nossos eventos:

Jornada da Reprogramação Cerebral – Reprogrameseucerebro.com.br
Workshop da Neuro Persuasão e Influência Cerebral – Neuropersuasao.com.br
BrainPower | A Sua Academia Cerebral

QUER LER A TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO?

Eu quero deixar aqui para você uma pergunta, uma reflexão e eu tenho certeza que cada pessoa que está aí do outro lado assistindo, vai ter um pensamento e uma resposta completamente diferente. Qual será que é o momento de você parar de pensar e começar a agir? Será que agir é mais importante que pensar? Ou pensar é mais importante que agir? Ou de repente será que tudo anda em conjunto e você deve fazer sempre os dois ao mesmo tempo? Esse é o tema da nossa discussão de hoje.

Fala pessoal André do BrainPower academia cerebral e criador do método Reprograme Seu Cérebro e esse é mais um dos capítulos diários da série Reprograme Seu Cérebro, para você entender um pouco melhor o funcionamento dessa máquina incrível e colocá-la para funcionar a seu favor. E hoje a gente vai falar sobre AÇÃO x PENSAMENTO, o que serpa que é mais importante? Alguns dizem por aí que você só deve agir o tempo inteiro, entra em ação porque isso é o que importa. Agir, agir, agir… Será que de fato você vai chegar em algum lugar pensado? Você está alinhado com o seu propósito? Você está alinhado com algo estratégico? Você simplesmente está ali patinando porque de fato disseram para você “sai correndo” e você saiu correndo para todo e qualquer lado. As pessoas que só pensam em ação de fato tem esse grande risco e isso não é nada positivo.

Por outro lado, as pessoas que só ficam no pensamento, elas nunca vão chegar a lugar nenhum. Elas podem ter ideias fantásticas, projetos mirabolantes, mas nunca terão resultado. Você nunca chega em resultado nenhum através de pensamento, necessariamente a ação, ela é fundamental. Mas eu repito aqui a pergunta, qual é a hora de você parar de pensar e entrar em ação. Você tem duas coisas que você tem que definir antes de entrar em ação e somente isso. A primeira coisa é qual é a sua visão, aonde você quer chegar, qual é o seu propósito, porque no momento em que você tem clareza do seu destino, é para lá que eu vou, você tem que simplesmente que mirar todos os seus esforços para aquela direção.

E mais um ponto antes de entrar em ação de fato é definir qual é o seu primeiro passo. Não adianta a gente começar a pensar qual é o primeiro, qual é o segundo, qual é o terceiro. Muitas pessoas são muito perfeccionistas e elas tendem de fato a tentar mapear todos os passos para chegar em algum lugar e isso é muito difícil. Eu gosto de dizer que a melhor maneira de você chegar em algum lugar, é você simplesmente sair com o carro e ir olhando as placas, ou então, saia com o carro e ligue o GPS e deixe que ele te diga o que você vai fazer ao longo do caminho. Mas se você não tem um GPS na vida porque isso de fato não existe, saia de casa e olhe as placas. É isso que vai acontecer ao longo de qualquer projeto, qualquer objetivo que você tem.

A gente nunca vai acertar a jornada inteira, a gente não tem como antecipar todos os passos ate a gente chegar ao nosso objetivo, até a gente chegar na nossa visão. É importante você ter uma clareza do percurso, mas o processo exclusivamente de pensar, deveria acabar no momento em que você sabe, com clareza, qual é a sua visão e qual é o primeiro passo. Ali é hora de você começar a agir e eu sei que muitas pessoas ficam simplesmente protelando a ação, deixam para depois, porque elas falam “bom, eu ainda estou pensando, estou decidindo” e isso é uma maneira de a gente se auto sabotar. Quando você começa a querer pensar no processo inteiro, você está tentando na verdade, demorar mais para começar porque você não está seguro de si.

O problema não é o percurso, o problema não é o que você está dizendo, é uma autoconfiança talvez, é uma informação que você ainda não está seguro, mas o mais importante é esquecer tudo isso. Saiba que você vai aprender, você vai ganhar autoconfiança sempre no processo. A única certeza que eu te dou, é que você vai errar ao longo do caminho, mas isso é parte de toda e qualquer jornada. Se você quiser saber toda jornada, todos os passos, todo o seu percurso até você chegar no seu objetivo, primeiro que isso vai demorar demais para acontecer e segundo, é que você vai ter uma vida mecânica.

Imagine só você saber absolutamente todos os passos que você tem que seguir, não ter nada que você possa ali, improvisar, aproveitar, degustar no seu dia a dia, experimentar algo novo que você não estava prevendo, seja um problema. Os problemas, os desafios, eles fazem parte da jornada para a gente poder se desenvolver, e se você não passa por isso, você não se desenvolve, você não vai ter uma jornada gratificante. Então, reitero, se você  já tem clareza de qual é o seu percurso e qual é o primeiro passo, simplesmente dê esse primeiro passo, porque depois que você dá o primeiro passo, você começa a enxergar um pouco além.

E como eu gosto de dizer, é o exemplo do carro com o farol. Quando você sai com o carro você só enxerga ali talvez 15 metros adiante, talvez um pouco mais, mas se você andar esses primeiros 15 metros, o seu carro vai iluminar mais 15. É exatamente isso que você tem que fazer, se permita andar os primeiros 15 porque talvez você erre um pouquinho o caminho, mas você vai ajustando ao longo do percurso. É praticamente impossível você acertar tudo, não existe projeto nenhum.

Se você olhar os maiores projetos que existem, desde facebook, instagram, entre outras redes sociais, todos os projetos começaram com uma característica, com um objetivo, e eles mudaram completamente porque eles saíram e eles receberam um sinal, uma placa que falou “cara, você está no caminho errado”. Essa expectativa que você tinha, talvez não faça sentido, então eles simplesmente mudaram a direção e começaram a ir para outro caminho. E quando você se permite sair de casa, sair do casulo e ir para fora, você realmente aprende com os estímulos corretos e não você imagina o que vai acontecer, porque seguramente você não consegue imaginar tudo da maneira correta e é por isso que é importante parar de querer planejar tudo, parar de querer pensar em tudo antes de entrar em ação.

Esse tal perfeccionismo, essa tal vontade de querer saber tudo, é o que mais prejudica projetos, é o que faz com que muita genialidade seja simplesmente jogada fora, porque as pessoas ficam esperando saberem tudo, esperando estarem 100% prontas, esperando e esperando, e chega em um momento que ela fala “acho que agora eu perdi o timer, perdi o momento”, e ela simplesmente perdeu o momento porque ela não fez exatamente isso que eu te falei. Então saiba, dois elementos e somente dois elementos: a sua visão e qual é o seu primeiro passo. É óbvio que é legal você conseguir mapear um pouquinho mais, ter um pouco mais de clareza, mas permita que você aprenda muito mais no percurso do que você em casa, sentado, ou no seu escritório fazendo um planejamento, porque o planejamento, a única certeza de todo e qualquer plano, de toda e qualquer previsão é que ela está errada, ela serve para te dar o norte.

Então, se você já tem o norte, manda ver, começa o seu projeto, não espera mais e se você gostou do capítulo de hoje, deixa aqui embaixo um comentário dizendo qual é o seu projeto que você vai começar agora, que você estava esperando o momento perfeito, todas as informações, você acabar o seu planejamento. Então deixa aqui embaixo um comentário, como é que você vai colocar isso em prática no dia a dia. E para você saber um pouquinho mais a respeito dessa máquina incrível que é o nosso cérebro e colocá-la para funcionar a seu favor, não deixa de entrar em reprogrameseucerebro.com.br, e lá você de fato vai entender muito mais, como é que você não permite que essas barreiras que a gente mesmo estabelece, que elas te interrompam, que elas estejam ali no meio do seu caminho, porque para você agora tudo isso vai ser simplesmente parte do percurso.

Você vai entender, vai perceber que existe sim essa barreira, mas você simplesmente pula, passa por cima dela e segue a vida, segue os seus objetivos, atingindo um após o outro e olhando para o retrovisor as barreiras e não para frente como grande parte das pessoas costuma fazer. E se você acha que esse vídeo pode contribuir com alguma pessoa, não deixe de encaminhar para ela, para que ela também se destrave e comece imediatamente a dar este primeiro passo. O primeiro passo ele é o mais importante, afinal, toda grande jornada começa com o primeiro passo e essa é uma situação que é muito verdadeira, então não deixe de encaminhar para ela. E se você gostou desse vídeo, está gostando dessa série, não deixe de te clicar. Em algum lugar aqui nessa tela tem o botão assinar, clica nele e eu vou estar aqui amanhã, te aguardando. Mas você já vai ter começado os seus projetos hoje, pelo menos o primeiro passo, afinal o seu futuro começa hoje! No Brain, No Gain, até amanhã.

Leave a Comment