MEDO: O que é e como acabar com ele?

In Artigos by BrainPower7 Comments

As pessoas acabam sendo travadas por si mesmas. Perdem o presente por um receio do que pode acontecer num futuro incerto. Isso é algo que torna seu destino igualmente incerto por não agir.

Eu acredito que o medo ganha muito mais destaque do que merece. Muitas pessoas dizem que não agem ou mudam algo porque eles têm muito medo. O medo está segurando as pessoas. E acho que isso é tão comum em nossa cultura, a tal ponto que é quase cômico. É ridículo, do que eles estão com medo? Vivemos no mundo onde quase todos esses medos são movidos por uma realidade não existente! E ela impede a gente de ser feliz. Vou explicar isso.

Por acaso você viu o filme “Depois da Terra” com Will Smith? Ele define medo de forma fantástica! E isso era ele falando para o filho real dele. “O medo não é real, é um produto dos pensamentos que você cria. O perigo, sim, existe de verdade. Mas o medo é uma escolha” -Will Smith

Medo de algo futuro é loucura, para as coisas acontecerem a gente tem que se concentrar no presente e no que estamos fazendo. E escolher esquecer o futuro do medo e simplesmente AGIR. A ação elimina o medo.

Nós não estamos sendo perseguidos por animais que estão tentando nos matar, pelo menos na maioria das vezes!! A maioria dos medos que realmente temos são somente pensamentos negativos que estamos deixando acontecer com muita frequência. E o pior, nós associamos tanta dor a isso que agora torna-se conveniente: Ah, é o medo, como se o medo fosse uma coisa grande desconhecida, assustadora e horrível, principalmente quando não é. A maior parte do medo é apenas má gestão das nossas própria capacidade mental. Não é uma coisa física gerada em nosso cérebro, que nos diz para lutar ou fugir. Mas que todo mundo usa isso como uma desculpa.

Supere isso! Uma das fundações do BrainPower é exatamente isso, e a neurociência tem nos mostrado temos recursos muito mais poderosos do que a maioria de nós pensa que temos.

A realidade é que a maior parte do medo, uma vez que você entende o que ele realmente é você irá dizer, “ah, ok vamos somente mapea-lo para passar por cima dele”

DEFININDO O MEDO

Qual é o medo?

Do que estamos com tanto medo? O que é essa coisa que nós tememos vai trazer tanta dor para nossas vidas? Já pensou sobre isso, o que é? Lembro-me de descobrir isso para mim e quando eu fiz eu simplesmente deixei de ficar tão assustado com ele. Às vezes, depois de entender as coisas elas não são tão aterrorizantes. Quando você entende algo, então você pode desenvolver a competência em torno dele. E uma vez que você desenvolveu a competência em torno dele, em seguida, você pode desenvolver a confiança em torno dele.

Há essa coisa antiga em psicologia chamado “loop de confiança competência”: quanto mais você entender algo, mais a confiança que você terá nessa área. É a mesma coisa com qualquer coisa gerar algum medo em você, depois de entender o que é, você pode lidar com isso melhor.

Basicamente porque o que nós temos medo é basicamente de três tipos de dor, três áreas em que podem ocorrer dor em nossas vidas. E uma vez que entendemos isso, podemos reorientar nosso cérebro em torno dessas coisas e permitir se frustrar ou ser parado por medo.

TIPOS DE MEDO

São três tipos de dor que estão associadas ao MEDO. São elas:

– dor da perda

– dor do processo

– dor do resultado

Veja o video acima que eu explico cada uma delas. Mas quando você está obcecado com dor de perda, dor processo e dor do resultado, quanto mais você se concentrar e ficar obcecado com esse tipo de dor o seu cérebro e corpo vão dizer NÃO, não faça isso, eu não quero experimentar isso. Nós fomos dotados com este incrível aparelho que é incrivelmente formulado para evitar a dor e quando percebemos isso, nós temos de parar de sofrer em nossas mentes e encher, encher mesmo, nosso cérebro sobre a dor que iremos enfrentar se continuarmos fazendo exatamente as mesmas coisas que já fazemos nas nossas vidas.

Nunca sentiremos o progresso, a deliciosa sensação de evolução que é o que nos fará parar e olhar para nós com orgulho.

Você SABE o que vai melhorar a sua vida, e por que raios não está fazendo isso agora? Porque em algum lugar lá, provavelmente associado um monte de perda, processo ou resultado dor a ela. Então, hoje pode ser um grande dia para se sentar e dizer, o que eu realmente quero na minha vida? Por que não estou progredindo mais rápido? Quando você explorar essa pergunta que você pode descobrir que a dor de perda, processo ou resultado dor estão em ação. Está nas suas mãos mudar isso e concentrar-se sobre os ganhos, as alegrias e os resultados positivos. Quando você começar a fazer isso você vai encontrar-se com seu próprio ser feliz, ficando à frente da sua própria vida e você vai simplesmente ver que a vida pode ser cheia de poder e alegria, mais uma vez.

Não deixe contribuir com alguém indicando o vídeo para uma pessoa! E deixe seu comentário abaixo dizendo se gostou e QUAL tipo de medo mais está te travando.

Comments

  1. Muito interessante o vídeo. A dica de enfatizar o lado positivo de alguma coisa que pretendemos fazer, é TUDO. Dica simples, mais consistente. Questão de prática. Valeu André. Muito bom!!!!!

  2. Interessante o vídeo, pois não tinha percebido, o medo associado ao inconsciente e ao efeito sombra – as dores emocionais. Bem interessante.

  3. Medo de receber não, mais uma vez, e ter o meu investimento sendo jogado fora.

  4. O medo me paralisa e já me paralisou muito. De fato, nosso cérebro fica condicionado aos aspectos negativos que uma determinada decisão ou atitude pode trazer. Agora é a hora de recondicionar, pensar de forma diferente e focar nos aspectos positivos.

  5. Muito interessante, não havia pensado desta forma sobre o medo, achei a definição do medo muito coerente. Refletindo sobre os meus medos, achei as respostas que até então não havia encontrado. Essa definição fez todo sentido para mim. Procurarei me aprofundar mais sobre este tema. Muito grata.

  6. Oi André, que louco e que motivador ver este vídeo e ver tua evolução!!! Parabéns! Vamos lá enfrentar o medo!! Volta a leitura! Muito obrigada pela oportunidade! Bj!

  7. Medo de perpetuar minhas crenças limitantes. De pensamentos que me travam.
    Acho que esse medo está ligado a dor do processo.

Leave a Comment