O Poder da EMPATIA

In Videos Diários by Time BrainPower0 Comments

Qual é a diferença de simpatia para empatia? E por que um vendedor simpático vende muito menos que um vendedor empático? Primeiro, você deve entender a grande diferença entre essas duas coisas. Empatia é você saber se colocar no lugar do outro, enxergar o mundo pelas lentes de outra pessoa, sem julgamentos. É você não só saber reconhecer as emoções de uma outra pessoa, saber se ela está triste, feliz, ou animada, mas também sentir isso junto com a pessoa, entender a realidade dela. Em resumo é uma conexão muito profunda que permite um vendedor se conectar muito mais com o cliente e assim, saber oferecer as soluções que ele precisa.

Já a simpatia é um sentimento muito mais superficial. Na simpatia você até sabe o que a outra pessoa está sentindo, mas não sente com ela, não entende completamente a sua realidade e se conecta muito menos. O vendedor simpático vai saber se a pessoa está triste ou feliz, mas vai ser muito menos eficaz em apresentar soluções que a pessoa realmente se interesse. Por isso é importantíssimo exercer a empatia e isso não só para vendas, mas em todos os âmbitos.

Veja mais detalhes em:

Curso Neuro Persuasão Avançada
Curso Neuro Persuasão Avançada (André Buric) → Análise Completa + Bônus
7 Motivos para Identificar se o Curso Neuro Persuasão é Para Você
André Buric ⇝ Quem É? (Curso Neuro Persuasão Avançada)

Se inscreva em nossos eventos:

Workshop da Neuro Persuasão e Influência Cerebral – Neuropersuasao.com.br
Semana da Reprogramação Cerebral – Reprogrameseucerebro.com.br
BrainPower | A Sua Academia Cerebral

QUER LER A TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO?

Se você quer vender, convencer ou influenciar uma pessoa e não sabe o significado de empatia, meu amigo, esquece… Nesse vídeo a gente vai falar porque um vendedor simpático vende muito menos que um vendedor empático. Opa, o André do Brainpower – A Academia do Cérebro e criador do método Neuro Persuasão e nesse vídeo a gente vai falar de algo que talvez seja o item de maior importância se você quer ter o mínimo de capacidade de influência sobre qualquer outra pessoa. Basicamente a gente vai falar da importância e do poder que a empatia tem. A grande diferença de empatia para simpatia é que basicamente a empatia é uma conexão em um nível muito mais profundo do que a simpatia.

Eu vou voltar para fazer esse comparativo um pouco mais para frente, mas antes eu quero que você entenda quais são os 3 principais fundamentos da empatia. Primeiro ponto é que a empatia basicamente significa que você vai entender o ponto de vista da outra pessoa e reconhecer esse ponto de vista como sendo a verdade que essa pessoa tem e não só enxergar a realidade através das suas próprias lentes. Você basicamente tem que conseguir enxergar a realidade com os olhos e com o sentimento de uma outra pessoa e isso é extremamente importante. E o segundo ponto é você não julgar a outra pessoa, isso é extremamente importante independente de você querer influenciar outra pessoa ou não.

O julgamento, ele teoricamente nunca consegue realmente enxergar a realidade com os olhos da outra pessoa, porque você nunca passou pelo que a outra pessoa passou, então você não tem a capacidade de julgar realmente o que a outra pessoa está pensando, porque você não tem todos os elementos que fizeram com que ela chegasse naquele julgamento, naquela decisão, naquele sentimento que ela está vivenciando naquele momento. A única maneira de você realmente poder julgar uma pessoa e que nunca vai acontecer, é você basicamente ter trilhado todo o percurso da vida da pessoa junto com ela, saber quais são os valores que os pais dela deram para ela, quais foram as experiências que ela passou, as experiências negativas, positivas, os medos, os receios, e os prazeres que colocam realmente a pessoa num estado de querer alguma coisa, Somente se você tiver toda essa base, você vai ter a capacidade de julgar uma outra pessoa.

E isso é extremamente impossível que você consiga ter tudo isso, por mais que você tenha passado grande parte da vida junto com a outra pessoa, porque ela interpreta as coisas, ao longo da vida dela, de maneira diferente de você. Então, nunca um julgamento vai ser correto, nunca um julgamento vai ser preciso e você vai ter um ponto de não conexão com essa pessoa. Então, o segundo fundamento é realmente você não julgar. Se a pessoa está se sentindo mal, se a pessoa agiu de uma maneira, não julgue o porquê ela fez, pergunte para ela o porquê que ela fez. O não julgamento é extremamente importante. E o terceiro ponto é basicamente reconhecer a emoção que a outra pessoa está sentindo, se ela está se sentindo triste, se ela está sentindo alegre.

Realmente essa é a grande sacada da empatia, é você sentir junto com a outra pessoa. A grande diferença de um simpático e de uma pessoa empática começa exatamente aqui. Para isso ficar um pouco mais claro, vamos fazer um exemplo agora. Suponha que uma pessoa está em um buraco negro, ela caiu em um buraco e ela está lá dentro, no escuro. Basicamente o que uma pessoa com empatia vai fazer, a pessoa com empatia vai dar um jeito de descer e ficar junto com a pessoa que está lá embaixo, ela de alguma maneira vai se conectar com essa outra pessoa, vai sentir as mesmas emoções, os mesmos prazeres, as mesmas dores e lá elas vão chegar em um consenso do que pode ser feito para realmente sair daquela situação.

A pessoa simpática, por contrapartida, é completamente diferente. Ela vai olhar lá de cima, do buraco e falar “nossa, isso deve ser muito ruim, né? Ficar aí? Vocês querem falar disso, vocês querem um café? Querem um sanduíche?”. É completamente diferente. É positivo sim ser simpático, mas é muito mais profundo ser empático. O empático ele basicamente desceu e ficou do lado da pessoa, estando do lado você enxerga a realidade olhando para o mesmo ponto. O simpático está de frente para você, é muito mais superficial.

O grande ponto é que a verdade, de tudo isso que a gente falou é que raramente uma resposta, uma simples frase, vai fazer alguma pessoa melhorar, alguma pessoa se conectar. O que realmente faz com que tudo isso mude, é você sentar do lado dela e sim, se conectar. Por isso que a empatia é muito importante, por isso que a empatia é exatamente o que vai fazer uma pessoa ganhar esse poder de influência. Um vendedor conectar com o comprador, um vendedor conectar com o consumidor, um pai conectar com um filho. Todas as relações que a gente tem são muito fortalecidas quando existe empatia, quando existe simplesmente a simpatia, você tem sim uma certa relação com a pessoa mas é muito mais subliminar, é muito mais sutil, é muito menos impactante.

Por isso, exatamente o que eu recomendo é que você cada vez mais fortaleça esse seu músculo, o músculo da empatia. E é por isso que um vendedor simpático vende muito menos que um vendedor empático. Essa é a mensagem que eu quero deixar para você hoje, fortaleça esse seu músculo. E se você acha que esse assunto que a gente falou hoje, a empatia, é importante e pode ajudar alguém, eu te peço que encaminhe esse vídeo para essa pessoa como um ato de carinho por ela, e adoraria ouvir a sua opinião sobre essa série de vídeos da Neuro Persuasão e em especial sobre esse vídeo, sobre a importância da empatia, como a empatia de repente pode ajudar no seu dia a dia e como a falta de empatia pode ter impactado em alguma coisa que você talvez tenha se dado conta neste momento. Por fim, adoraria te ver inscrito no canal do Youtube do Brainpower para você ser notificado, quando o próximo vídeo for publicado amanhã você vai ser o primeiro a ser informado disso. Te vejo amanhã no próximo vídeo.

Leave a Comment