O Poder de Um Minuto. Isso é MEDITAÇÃO?

In Artigos by BrainPower29 Comments

Como é difícil ficar um minuto em silêncio neste mundo que vivemos, não acha?

Temos muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, nosso cérebro é constantemente bombardeado por informações. Não existe mais intervalos. Sabe aquele intervalo de 30 segundos que estamos esperando por algo, é rapidamente ocupado pelo celular. Quando estamos dirigindo e paramos no farol, quando estamos em uma fila, as vezes até quando estamos andando na rua, é sempre mais informação entrando. Nosso cérebro acaba sendo como um carro sempre pisando no limite do acelerador.

Isso tem um lado bom e um nada bom. O lado bom é que desenvolve nossa capacidade cognitiva, nossa capacidade de processamento de informação. A única maneira de desenvolvermos o cérebro é utilizando-o, não existe mágica.

Mas ai vem o lado não tão bom. Mesmo um atleta de alta performance sabe da importância do descanso para o treino ter efeito. Alias, sem descanso o treino não tem efeito nenhum!

IMAGEM1_Bolt

E como descansar o cérebro?

Meditação

Existe muita discussão e pre-conceito em torno dessa palavra. Eu vou confessar que eu mesmo tinha até bem pouco tempo atrás. Sempre fui uma pessoa super produtiva, sempre fazendo duas coisas ou mais ao mesmo tempo, não paro nunca de produzir. FRENÉTICO, alguns me chamam.

E “decifrando” meu pré-conceito hoje percebo que achava que a meditação era para aqueles mais lentos, que não queriam produzir, que ficavam parados enquanto poderiam estar fazendo algo útil. Será que você também pensa isso?

Pois é, mais vi que isso é muito errado. Vamos fazer um paralelo do nosso cérebro com uma estrada. E nessa estrada tem vários carros passando, que são nossas sensações e emoções de um dia.

IMAGEM2_Cars

O estresse passa, a felicidade passa, a ansiedade passa, o amor, a pressa, o desespero, e por ai vai. Quando estamos na loucura, todo carro que passa nós entramos e seguimos a sensação, por isso sentimos um misto de felicidade, com desespero, com ansiedade, com pressa, com cansaço, com….. Vivemos numa loucura de sentimentos e sensações. E isso prejudica demais nossa capacidade e nossa clareza mental.

Quando praticamos meditação fica muito fácil OBSERVAR esses sentimentos e não ENTRAR neles. Quando não temos essa prática, geralmente entramos nos sentimentos e criamos uma sensação de angústia forte.

Quase todos meditam!

Faço parte de grupos de empresários e converso bastante com todos. O resumo é que os MAIORES empresários que eu conheço – os que mais tem resultado, sucesso, e controle dos seus dias – tem um padrão entre eles.

Quase todos meditam!

Fiquei muito surpreso. Neste exato momento meu preconceito foi por terra! E eu decidi dar uma chance à meditação. A esse tal poderoso foco e presença no momento atual.

Essa é para mim a definição de meditação. É diferente de muito do que vejo por ai, mas não me importo, essa é a MINHA definição. Eu não preciso ficar preso num canto sentado para ter isso comigo mesmo.

Na verdade, a corrida para mim é um excelente exercício de meditação, pois meu foco está 100% no meu momento presente, em mim mesmo, e no meu corpo.

IMAGEM3_Running

Mas também faço diversos outros, como este vídeo. Onde percebo uma energia boa e quero ficar presente para isso, eu paro e fico presente para o momento atual, deixo os pensamentos passarem – como na estrada que eu mencionei – e eu os observo, mas não entro neles.

Isso é meditação, simples, fácil e muito poderoso. E não precisa ser um monge para isso.

Acha difícil? Comece parando por um minuto antes das atividades importantes do seu dia. Respire fundo, foque no presente, foque em você. Pronto.

Se dê essa chance de parar um pouco, você pode começar com um minuto só. Foque no presente, foque em você, foque no seu corpo, foque no ambiente que você está. E depois siga o dia com muito mais energia, controle e produtividade!

Se você fez o exercício ou já praticava, conte aqui embaixo! =)

Comments

  1. Olá!
    bem relaxante.
    realmente precisamos de uns minutos na vida para meditar.
    gosto de apreciar o belo,a natureza me encanta me
    faz sentir bem.
    Muito legal!

    Abraços!

    1. Author

      É tão raro ter natureza assim nas cidades grandes, que tento aproveitar ao máximo sempre que tenho a chance! 🙂

  2. Oi, boa tarde!
    Adoro estes momentos com vcs.
    Procuro a cada dia dar-me o direito egoísta positivamente de um minuto para mim. Nos fortalece e nos equilibra energeticamente.
    Gratidão

    Diná Lica

    1. Author

      Olá! Nem acho que é tão egoísta, sem estarmos bem não tratamos os outros bem. Para ensinar algo temos que saber, para colhermos temos que plantar, para ficar bem com os outros temos que estar bem por dentro.

  3. Linda paisagem para fugir do corre corre. Com certeza precisamos dar um tempinho para nós mesmos. Meditar seja da maneira que for é ótimo mesmo. Boa dica essa sua. Um abç..

  4. Difícil manter a mente distante da agitaçao, mas vou tentar. Acho que vai ajudar muito a manter a tranquilidade necessária

  5. Show….Eu adoro meditar. Gostaria de práticas mais a meditação.
    Ates eu também tinha um certo preconceito a respeito. Mas depois de sentir os efeitos benéficos da meditação eu recomendo.
    Um excelente texto.
    Sou GARTA.

  6. No mundo de enxurrada de informações que vivemos hoje saber parar e relaxar a mente em algum momento do dia, através de uma meditação ou de um exercício físico, é importante para a organização da mente e principalmente para cuidar do corpo que sustenta ela.

  7. DIVINO! o belo sempre está na simplicidade, que se torna grandioso pra quem tem sensibilidade de enxergar!!! Filosofei ?! rs Enfim, adorei o vídeo, a mensagem, o incentivo. Agora, 23:33, dormirei mais inspirada para um novo dia!!

  8. gostei pra falar a verdade tem tempo que meu cerebro nao para rsrs eu ate comento nao desligo nem dormindo

  9. meditar pelo menos um momento é muito importante, sempre faço isso, é reconfortante, vale a pena, valeu

  10. Valeu André!! Obrigado pela atenção e dica, precisamos parar sim!! Buscar energia, focar e sintonizar com o que é importante! Abraço!

  11. Muito bomm!! Obrigado fiz me senti muito bem,embora fosse apenas um minuto parecia para mim muito tempo.Amei

  12. Faço que diariamente, esse exercicio, separo as emoções que são minhas e as que são dos outros.Não é facil se desligar.Mas consigo, aprendo todos os dias a compreensão das emoçoes e tenho a percepção até dos sentimentos dos outros em várias situações.

  13. Oi André!
    Já pratico essa meditação no inicio de cada dia, como você, não acho que meditar seja você parar em um canto e tentar não pensar em nada. Ao levantar tomo um copo com água, faço um exercício para equilíbrio de meu cérebro, e do meu sistema nervoso, faço exercício aeróbico, de três maneiras, como ensina Antonio Robbins….faço caminhada e corrida matinal…e assim ganho meu dia…tem que ter disciplina, fazer isso religiosamente, e tenho ensinado para meus filhos e esposo…durante todo o dia sinto um equilíbrio fantástico, na saúde física e emocional…

Leave a Comment