O QUE É PNL, E QUAL SUA RELAÇÃO COM O CÉREBRO?

In Artigos, Reprograme Seu Cérebro by Time BrainPowerLeave a Comment

A linguagem seria capaz de reprogramar o nosso cérebro? Qual é a ligação de PNL (programação neurolinguística) com o nosso cérebro?

O que é PNL?

Antes de tudo precisamos entender o que é PNL (Programação neurolinguistica). Ela foi criada pelo linguista John Grinder e pelo psicólogo Richard Bandler, nos Estados Unidos, na década de 70. Se fosse explicar através de uma metáfora, seria como se fosse a linguagem que você precisa adotar para falar o mesmo idioma do seu cérebro.

Por isso é dito que ela é a base, um método focado em nos ajudar a atingir a excelência nas coisas que fazemos. Afinal, sem nosso cérebro não vamos a lugar algum. Podemos decidir algo, mas paramos no meio. Podemos começar o dia produtivamente, mas começamos a nos distrair. Podemos decidir estudar por 2h, mas quando começamos a ler, percebemos que não absorvemos nada.

Aqui vai um exemplo de uma forma mais prática e fácil de entender: Se alguém diz a palavra “Refrigerante” para você, isso irá te fazer lembrar de algo, seja do sabor, de uma marca, do gás, da embalagem, ou até mesmo do quão refrescante é, e isso pode te causar sede, fazendo com que mais tarde você tome um refrigerante.

Isso pode acontecer pois, as palavras ativam processos cognitivos no nosso cérebro, e automaticamente ele buscará um significado para essa palavra que podem ser baseadas nos sentidos, como sentir, ouvir, ver… Isso reflete diretamente no sentir sede por exemplo. E vamos responder a essas sensações com algum comportamento, como beber algo para matar nossa sede.

Neste exemplo podemos ver de forma simplificada o que é a PNL. A linguagem (a palavra refrigerante) ativou um processo cognitivo e gerou um comportamento.

Como isso se relaciona com o funcionamento do nosso cérebro?

Provavelmente já deu para ter um idéia da ligação direta que a PNL tem com o cérebro. Nós precisamos entender como nosso cérebro funciona e de como podemos controlá-lo e usá-lo a nosso favor, e através da PNL podemos colocar isso em prática no nosso dia-a-dia!

Se quisermos cortar o refrigerante, por saúde ou para emagrecer de repente, precisamos mudar nossa maneira de pensar e entendermos o que nos leva a querer tomá-lo. ARTIGO: COMO EMAGRECER USANDO O CÉREBRO A SEU FAVOR. Quando entendemos a maneira como nosso cérebro trabalha notamos que muitas vezes ele nos sabota. O objetivo é começar a trabalhar para dominar esse processo e não deixar que ele domine as nossas ações e decisões. E isso pode ser usado em todas as áreas das nossas vidas!

Então se você quer se aprofundar mais nesse assunto, e se tem algo que queira mudar na sua vida, mas não consegue, ou se apenas quer saber mais como o nosso cérebro funciona, se inscreva na Jornada da Reprogramação Cerebral, é um evento online gratuito que ocorre 1 ou 2x ao ano, onde nos aprofundamos em entender o funcionamento dessa máquina incrível! Entre em reprogrameseucerebro.com.br e garanta sua vaga!!

E se tiver curiosidade de como podemos usar PNL e Reprogramação cerebral para algumas áreas da nossa vida, dê uma lida nesses artigos:

Como perder o medo usando o cérebro a seu favor!

Como reprogramar o cérebro para alcançar seus objetivos!

Reprogramação cerebral comprovada!

Leave a Comment