Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

6 dicas simples para descobrir seu propósito de vida – fáceis de aplicar no dia a dia

Pessoas que são movidas por um propósito de vida, na maioria das vezes são conhecidas por ter mais energia, mais consistência, mais disciplina, vive a vida com mais prazer, tem objetivos claros, e enfrentam os desafios com mais vigor. 

Mas afinal, o que é propósito de vida, em primeiro lugar? 

Quando você chega num objetivo você sente uma vontade de algo a mais, é como se você finalmente chegasse ao topo da montanha e quando chegasse lá quer outra coisa, e dessa forma fica pulando de objetivo a objetivo, sem encontrar aquilo que verdadeiramente te satisfaz.

Isso não ocorre quando vivemos nosso propósito de vida. Ele faz com que a gente queira fazer mais do mesmo. Quanto mais ficamos distante do nosso propósito de vida, não temos aquela força que nos puxa. Começamos a sentir preguiça, procrastinamos, sentimos vontade de continuar na cama… 

É exatamente como a gravidade. Se 2 corpos estão próximos, a gravidade tem mais potência. Quando a distância aumenta a gravidade começa a perder essa força. 

Uma pessoa que não vive ou não sabe o que é propósito de vida, vivem por um salário. E essas pessoas não tem vigor, alegria e nem o prazer de uma pessoa que vive por uma missão de vida. 

Alguns sintomas de pessoas que não vivem por uma missão, e para deixar um legado, estão: menos disposição, e justamente por isso muda de objetivo constantemente, o que os prendem no emprego é o salário. Odeiam seu trabalho, odeiam sua rotina, e por aí vai… 

Um pessoa que ainda não descobriu qual é o seu propósito nesta terra, vai morrer? Não. Pior que isso, vai viver como se estivesse morto, preso a uma vida medíocre. Preso na média das pessoas. 

Por que tantas pessoas não sabem seu propósito? 

Eis uma das principais causas: 

Propósito de vida está muito ligado a suas habilidades, a ter prazer na atividade que você está fazendo, tem a ver com exercitar suas habilidades, respeitar seus valores. 

Mas estudos já mostram que a educação que recebemos a nossa vida inteira vão contra tudo isso. O sistema educacional não estimula os seus talentos, criatividade e habilidades. E isso, de certa forma acaba se tornando um bola de neve. 

Quando as pessoas não desenvolvem isso, escolhe sua faculdade baseado na pressão dos pais, da sociedade. Escolhe um emprego que é o menos pior, mas que dá dinheiro, já que você precisa pagar as contas. E assim vamos levando a vida. Sem saber qual é o nosso real propósito. Aquilo que nos dá prazer, e energia no dia a dia. 

Pouquíssimas pessoas tem o privilégio de desde cedo serem estimulados a entenderem o que é propósito de vida, e como viveram seus propósitos. São raros os casos de crianças e adolescentes que seguiram aquilo que eles realmente eram bons e amavam. Pouquíssimas pessoas mantiveram essas habilidades na vida adulta. 

E por conta disso, mais da metade das pessoas passam a vida inteira fazendo algo que não vocação e que não é sua missão nessa terra. Trabalham com aquilo que não os move, e por isso, levantar da cama é quase um martírio. 

As pessoas estão sofrendo por viverem uma vida que não é delas, e por isso não tem o mínimo de motivação, e simplesmente se arrastam por um salário. 

2 motivos de você talvez não ter encontrado seu propósito de vida 

Se você chegou até aqui, e ainda não descobriu ou não sabe como descobrir seu propósito de vida, precisa primeiro entender porque talvez não tenha encontrado, antes de eu te dar as 5 dicas simples para você encontrar o seu propósito na terra. 

  1. Você, além de não ter sido estimulado na escola, teve que decidir muito cedo e sob pressão o que queria fazer na vida. 
  2. Achar que propósito de vida não é para todas as pessoas, e que é algo distante demais para você. 

Este segundo ponto é muito comum. As pessoas acham que quando encontram qual é sua missão de vida, ela vai sair na rua e verá fogos, e que será tudo mágico… Ou que vai descer um anjo do céu, tocar na sua cabeça e tudo vai acontecer. 

Mas não. Encontrar seu propósito de vida é mais simples do que você imagina. Você só precisa conhecer o seu cérebro, e entender como exercitar isso no dia a dia para conseguir ir em direção ao que você nasceu para fazer. 

Você pode ter 17, 25, 60 anos… Não interessa sua idade, ou situação atual. Se ainda não sabe qual é o seu propósito de vida, e também não sabe nem por onde começar para descobrir qual aquela coisa que você ama fazer, não se preocupe, ainda dá tempo. 

Tudo bem você não ter encontrado até aqui, mas agora que já sabe os efeitos do propósito de vida, você precisa encontrar o seu. Você terá mais vigor, alegria, felicidade, clareza, mais vontade de viver a vida, mais vontade de construir o seu legado. 

E um ótimo jeito de começar a saber como encontrar seu propósito de vida, é seguindo algumas dicas simples e aplicá-las no seu dia a dia. Dessa forma você começará a ir em direção a uma vida de significado! 

5 dicas simples para encontrar o seu propósito de vida 

1 – Você não vai encontrar o que você quer e ama, tentando achar o que você quer e ama

Como assim? Isso mesmo, você não vai achar o seu propósito de vida se desesperando e se debatendo. Os maiores insights vem em momentos comuns, como quando você está tomando banho ou lavando uma louça. 

Você precisa sim estar consciente do que você está em busca, mas aqueles momentos “Eurekka”, vai surgir nos momentos de pausa. Então deixa essa ideia na cabeça, vá treinando o seu cérebro. Exercite as tarefas simples, e tenha em mente que você está em busca do seu propósito de vida. Permita que venha naturalmente. 

2 – Não espere fogos ou algo super inédito 

Como eu disse, as pessoas acham que quando acharem seu propósito de vida, será “mágico”. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, na maioria das vezes a sua missão de vida pode estar na sua cara. Pode ser algo óbvio, e nada surpreendente. 

Por exemplo, eu fiquei preso durante 14 anos em um trabalho que detestava, e quando descobri meu propósito de vida, era algo que já estava em mim. Eu já tinha prazer em ajudar as pessoas, e isso era o que eu fazia de melhor, mas não percebia. Foi como se eu tivesse saído da matrix, e finalmente enxergado o meu real propósito na terra. 

Quando você descobrir o seu propósito de vida , talvez seja algo que já estava diante dos seus olhos, mas que pela rotina e problemas, você não enxergou. Um coisa é fato, todos nós temos talentos e habilidades, mas elas acabam ficando escondidas ao decorrer da nossa vida, quando não foi feito para isso. 

É exatamente isso o que diz Jesus, em uma de suas parábolas: 

“Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz.” – Marcos 4. 21-22

Ou seja, porque você tem um talento, se ele está de baixo da mesa? Então não espere ficar super surpreso. Quando você descobrir pode ser algo que você já tinha, mas que estava escondendo. 

3 – Saia da rotina, faça coisas diferentes 

Nós, como seres humanos temos uma tendência a entrar no automático, e se não ensinamos nosso cérebro a sair dele, tendemos a fazer as mesmas coisas sempre. 

E o problema é que quando vivemos no automático, nossa mente não vai achar espaço para poder encontrar nosso propósito de vida, então busque quebrar esse padrão. 

Faça coisas diferentes todos os dias. Pegue um caminho diferente para o trabalho, almoce em um lugar diferente, assista filmes diferentes, ou até mesmo escute músicas diferentes. 

Sair do padrão da rotina pode fazer grande diferença na sua busca por um propósito de vida. Se desafie! 

4 – Me diga com quem tu andas, e eu te direi quem tu és! 

Se você quer encontrar seu propósito de vida, mas não presta atenção nas pessoas que estão ao seu redor, deveria começar a pensar urgentemente. 

“Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive.” – Jim Rohn

Se a média das pessoas que você convive não acreditam que devemos viver por uma missão de vida, e que acreditam que a vida é só trabalhar e sobreviver, é isso o que você vai acabar sendo. 

Se você quer saber como encontrar seu propósito de vida, tem que buscar estar perto de pessoas que querem isso. Sente-se a mesa de pessoas que acreditam em você, nos seus talentos e habilidades, e que não tire sarro dos seus sonhos. 

5 – Se questione, sempre! 

Na busca por um propósito, temos a mania de ficar afobados demais. Mas antes de tomar qualquer iniciativa em cima disso, se questione. “Eu odeio o meu trabalho”, porque? O que faz você odiar o seu trabalho? Às vezes você não odeia seu trabalho, e sim o seu chefe, ou a empresa em si. 

Você pode ser um advogado que odeia o trabalho, mas não odeia a profissão. Você pode odiar trabalhar no fórum, mas pode amar escrever artigos, por exemplo. Então sempre se questione o porquê de você estar sentindo isso. Isso é essencial para descobrir o seu propósito. 

6 – Sem pressão! 

Muitas pessoas não têm a coragem de buscar seus propósitos de vida porque imaginam que no momento em que acharem, e escolherem viver aquilo, será para sempre. Mas calma, nada precisa ser para sempre. Isso é uma pressão desnecessária. 

Se não der certo, é só ir por outro caminho. O importante é aprendermos com os erros e seguir em frente em direção a nossa missão de vida. Não tenha medo escolher o novo…

Não ache que para encontrar o seu propósito de vida você precisa largar o emprego, alugar um trailer e viajar o mundo para refletir até encontrar o que você ama. Você pode dar um primeiro passo, dentro da sua realidade. 

E encontrar o seu propósito de vida pode ser mais simples do que imagina. 

Se quiser a minha ajuda, veja esta aula ONLINE e GRATUITA: brainpower.com.br/proposito 

Leia também