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9 gatilhos mentais da persuasão

Hoje em dia, o maior ativo que existe, e que é responsável pelas vendas e sucesso de grandes negócios, é a atenção das pessoas. E isso pode ser feito através de técnicas de persuasão.

Se você quiser impactar, e atrair a atenção das pessoas para vender, ou até mesmo convencer de alguma ideia, neste artigo vamos passar por algumas técnicas infalíveis de persuasão para você aplicar no seu dia a dia. 

E ao contrário do que muitos pensam, a persuasão não é apenas algo que é útil para profissionais de marketing e vendedores. Aprender a utilizar essas técnicas de persuasão na vida cotidiana pode ajudá-lo a se tornar um negociador melhor e aumentar a probabilidade de conseguir o que deseja, esteja tentando convencer seu filho a comer seus vegetais ou convencer seu chefe a aumentar seu salário.

Como a influência é tão útil em muitos aspectos da vida cotidiana, as técnicas de persuasão têm sido estudadas e observadas desde os tempos antigos. Não foi até o início do  século XX , no entanto, que os psicólogos sociais começaram a estudar formalmente essas técnicas poderosas.

O objetivo final da persuasão é convencer alguém. Fazer com que a pessoa internalize esse argumentos persuasivos, e faça, sem perceber, o que você deseja. 

Se você quiser esse poder de convencimento para sua vida e suas vendas, a seguir vamos passar por algumas técnicas de persuasão, os famosos gatilhos mentais. 

1 – Reciprocidade 

A primeira técnica, é a da reciprocidade. Quanto mais você entregar para a pessoa, maior o senso de obrigação de te retribuir. Essa técnica de persuasão é infalível. Os dois lados saem ganhando. 

Se você quiser vender algo, antes, entregue conteúdos valiosos para as pessoas. Gere valor ao seu redor, que verá o valor voltar. Isso persuade as pessoas. O Brainpower é prova viva disso. 

Por aqui nós temos milhares de alunos nos treinamentos fechados e pagos, porém, a quantidade de materiais gratuitos é enorme. Material de qualidade. Isso gera reciprocidade, e persuasão. Confiança, antes de querer vender. 

Alguém já pagou pelo seu jantar e depois pediu um favor? Você provavelmente sentiu uma forte atração por dizer que sim. Porque você queria retribuir o que a pessoa fez por você. Essa é a função da reciprocidade na persuasão. 

2 – Prova social 

A prova social é algo essencial na persuasão. Quando você compra alguma coisa online, a tendência é sempre olhar os itens mais populares e mais bem avaliados, certo? Você está usando esse princípio e prova social para influenciar na sua escolha. 

A prova social nos oferece validade e viabilidade para nossas decisões. A validade reduz nossa incerteza ao fazer uma escolha. Se outras pessoas fizeram algo antes de nós, deve estar tudo bem. A pessoa é persuadida a comprar algo, porque alguém já comprou e avaliou bem. 

Portanto, se quiser uma técnica infalível de persuasão para  suas vendas, tenha provas sociais de quem já comprou seus produtos. 

3 – Autoridade 

Se quiser persuadir, tenha autoridade. E se não tiver, crie autoridade! Se uma pasta de dente é indicada por 4 de 5 dentistas, e está vinculada a muitos estudos mostrando que a pasta é boa mesmo… qual acha que será a pasta mais vendida do mercado? 

O mesmo vale para esse princípio de autoridade na persuasão. Uma pessoa com autoridade possui experiência e confiabilidade, busque isso se quiser ser uma pessoa mais persuasiva. 

Você é autoridade hoje? Se não é, saiba que essa é uma das principais técnicas da persuasão, é um fator decisivo na hora da compra para o seu possível cliente.

4 – Escassez 

O simples fato é que as pessoas querem o que não podem ter. Isso explica por que as ofertas por tempo limitado são tão atraentes para nós. Temos mais medo de perder algo do que animado por ganhar alguma coisa. A escassez também aumenta o valor de um item, e é uma arma poderosa de persuasão para vendas.

Por exemplo, em um estudo em que uma mercearia limitou o número de itens que poderiam ser comprados pelos clientes, declarando apenas x item por cliente, as vendas mais que dobraram para esses itens em comparação com itens semelhantes na loja que não tinham limitação. As pessoas foram imediatamente persuadidas a comprar.

Você pode usar a mesma técnica de persuasão de escassez ao conversar com as pessoas, ou vender seus produtos. Defina um limite de tempo para uma oferta. Crie um certo número de produtos para venda. Lembre as pessoas de que elas perderão dinheiro se não fizerem algo.

5 – Consistência 

Na persuasão, a consistência afirma que, uma vez que você se comprometa com algo, especialmente por escrito, é mais provável que você siga ou mantenha a postura. As pessoas gostam quando seus pensamentos e ações estão alinhados.

Depois de conseguir que alguém se comprometa, ele começa a se auto-persuadir. Ou seja, elas começam a justificar ações relacionadas a si mesmas e aos outros. E você pode aplicar essa técnica de persuasão de muitas formas. 

Pode incentivar seus clientes a se inscreverem na sua lista de email, baixarem algum material seu gratuitamente… Depois que eles assumem esse compromisso, eles se tornam consistentes e assumem outros maiores. 

6 – Ancoragem 

Na persuasão, a ancoragem de preços afirma que o primeiro preço apresentado desempenha um grande papel no processo de tomada de decisão do cliente comprar ou não. 

Por exemplo, o preço é regularmente de 500,00, o que é observado primeiro. Mas atualmente está à venda por apenas 350,00.  Esse primeiro preço, 500,00, serve como âncora, fazendo com que o preço com desconto pareça muito atrativo e imperdível. 

O primeiro preço mais alto prepara o cenário e se torna a âncora que torna o segundo preço muito mais atraente. A pessoa ao ver, é persuadido a não perder essa oportunidade única. 

7 – Viés da atenção 

Na persuasão, o viés da atenção afirma que você presta mais atenção a fatores emocionalmente estimulantes e minimiza outros fatores. Quanto mais intenso e comovente for uma mensagem, mais chamará a atenção. 

Um erro que muitas pessoas cometem na hora de vender, é falar demais sobre dados técnicos, e não se preocupam em tocar as emoções da outra pessoa. Então se quiser ser mais persuasivo em sua comunicação, invista mais no emocional e menos no técnico. 

8 – Aversão a perda 

Uma boa técnica da persuasão, é usar a seu favor, a aversão que o ser humano tem a perdas. Nós preferimos mais evitar perdas do que adquirir ganhos. Então use isso em sua comunicação e se torne muito mais persuasivo. 

Ao vender seu produto, não foque apenas nos benefícios, mostre para as pessoas o que elas podem perder se não comprarem de você. Essa técnica é poderosa na persuasão, pois toca na emoção das pessoas. 

9 – Paradoxo da escolha 

Se lhe for oferecida uma opção, a escolha é clara: faça ou não compre. Quando você oferece duas opções, seu cérebro se concentra em escolher entre as duas. De repente, a idéia de não comprar nada é silenciada.

Nesse caso, oferecer mais de uma opção pode ajudar a fazer uma venda, e te ajuda  muito mais na comunicação persuasiva. 

Mas também, o que pode matar sua persuasão, pe oferecer muitas opções. Portanto, sempre se concentre em apenas duas. 

Isso é conhecido como o paradoxo da escolha. A chave, é claro, é encontrar o equilíbrio certo de opções. Dessa forma a pessoas se sentirá mais persuadida. 

Não tenha medo de usá-las

Aqui você encontrou algumas técnicas infalíveis da persuasão, mas não tenha medo de usá-las. Persuadir não é o mesmo que manipular. 

Persuadir não se trata de exploração ou de forçar as pessoas a uma determinada ação. As armas da persuasão são sutis. 

Dominá-las significa ter as habilidades necessárias para transmitir confiança e conquistar as pessoas ao seu redor. 

Esses 9 princípios da persuasão são essenciais para vender mais, e adotar uma comunicação altamente convincente. Portanto, use-as, e veja a diferença nos seus resultados! 

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