Persuasão. O que você pensa ao ler essa palavra? Ao pensar no que é persuasão você pode pensar em algo positivo, ou negativo.
Algumas pessoas pensam em manipulação, ou aquele vendedor chato que fica tentando te convencer a todo custo comprar algo que você já disse que não quer. Mas será que é algo negativo? Ou será que não é algo essencial para a vida, se usado da forma correta?
A verdade é que você precisa da persuasão em tudo. Seja para vender seu produto, convencer o vendedor a abaixar o preço, ou até mesmo convencer as pessoas da sua ideia.
Neste artigo você vai entender o que é, de fato, a arte da persuasão.
Definição de persuasão
Persuasão é: “A persuasão é uma estratégia de comunicação que utiliza recursos lógicos, racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação.”
Ou seja, a persuasão, se usada de forma ética, tem grandes impactos na sociedade. Você pode usá-la para o mal, ou para o bem. Martin Luther King é um exemplo de homem que usou uma comunicação persuasiva para uma causa nobre. E da mesma forma Hitler também usou.
Portanto, a persuasão é uma ferramenta poderosa que devemos sim utilizar, mas utilizar da forma e para as coisas corretas.
Persuasão ao longo da história
Desde que os humanos desenvolveram linguagem, já estamos praticando a persuasão. Tribos diferentes convenceram outra tribo a unir forças ou trocar alimentos. A persuasão causou muitas guerras. Com isso dito, a persuasão, embora o conceito permaneça o mesmo, mudou seus métodos ao longo da história.
Nas universidades da Europa durante a Idade Média, a persuasão (retórica ) era uma das artes liberais básicas a ser dominada por qualquer homem educado; desde os dias da Roma imperial até a Reforma, foi elevada a obras de arte por pregadores que usavam a palavra falada para inspirar inúmeras ações, como comportamento virtuoso ou peregrinações religiosas. Na era moderna, a persuasão é mais visível na forma de publicidade .
Quantas mensagens persuasivas não recebemos por dia? você entra nas redes sociais e o que mais vê é propagandas, ou pessoas tentando te convencer a acreditar no que ela acredita.
Hoje a persuasão tem um alcance muito maior graças a tecnologia. E nos tempos modernos, a persuasão é muito mais sutil. Ninguém gosta mais aqueles anúncios chatos ou daquele marketing chato.
Por isso, as pessoas tiveram que aprender a transmitir a mensagem de uma maneira que não pareça insistente. E isso só pode ser feito através da persuasão. A persuasão cria o desejo na pessoa de tomar uma ação. Você nem precisará pedir, se souber persuadir bem.
Alguns princípios e fundamentos da persuasão
Reciprocidade
Esse princípio de persuasão simplesmente envolve você “pagar de volta o que recebeu”. Se alguém lhe der algo, você pode se sentir persuadido a devolver algo para concluir sua troca.
Ser recíproco está ligado ao nosso DNA. Se você oferecer algo a alguém, torne-o exclusivo e pessoal. Isso fará com que a pessoa sinta que está em dívida com você.
Ou seja, quanto mais valor você gerar para as pessoas, mais receberá valor de volta. É uma troca saudável, e você não precisa dizer nada para persuadir a pessoa.
Prova social
Uma maneira de sermos persuadidos a fazer algo é se um amigo ou membro da família também estiver fazendo isso. Gostamos de ser recomendados pelas pessoas em quem confiamos ou por pessoas que nunca conhecemos, mas que acreditam nelas.
Por exemplo, as celebridades são comumente usadas para endossar um produto porque gostamos delas. Especialistas em um campo podem ser usados para convencê-los a comprar alguma coisa. Às vezes, o produto que você é persuadido a comprar não vem da persuasão deles, mas da leitura de críticas de outras pessoas ou das próprias multidões.
Autoridade
O argumento da autoridade pode ser considerado uma falácia. No entanto, todos ouvimos o argumento em algum momento ou outro. Alguém que esteja em uma posição de autoridade ou considerado um especialista pode ajudá-lo a ser persuadido. Às vezes, a autoridade também pode ser vaga. Muitos anúncios dizem coisas como “de acordo com a pesquisa” ou “a ciência diz” em seus anúncios. Quem são esses pesquisadores? A pessoa que compra o produto não se importa. A implicação da autoridade é suficiente para fazê-los querer comprar o produto.
Às vezes, pode vir de posições reais de autoridade. Um político que você gosta pode convencê-lo a tentar fazer uma alteração ou votar em alguém. Às vezes, confiar em alguém com experiência é bom, mas você deve sempre permanecer cético e garantir que a pessoa experiente tenha experiência.
Urgência
Isso é de qualquer ser humano. Quando adicionamos urgência (ex: promoção somente por 24h), entramos em ação mais rápido, e a persuasão usa isso a seu favor.
Quando você usa o fundamento da urgência, você instala no cérebro de outras pessoas, a necessidade de agir imediatamente.
Se não estamos motivados o suficiente para querer algo agora, é improvável que encontremos essa motivação no futuro. Temos que convencer as pessoas no presente, e a urgência é a nossa carta mais valiosa para jogar.
Escassez
O ser humano, no fundo, é um pouco egoísta. Nós queremos coisas que as outras pessoas também querem. Portanto, o fundamento da escassez parte de que, se você quer que alguém queira o que tem, você deve tornar esse objeto escasso.
Um exemplo é colocar um valor máximo de vagas no seu curso, ou até mesmo poucas peças do seu produto naquela promoção especial.
Seja verdadeiro!
Precisamos lembrar que persuasão, não é manipulação. Precisamos usar a verdade a nosso favor. Se você quiser persuadir e influenciar as pessoas, diga a verdade!
Às vezes, a maneira mais eficaz de persuadir alguém é dizer a eles o que eles mais ninguém está disposto a dizer. Enfrentar as verdades, mesmo que elas sejam difíceis, é necessário.
Não faça um conteúdo persuasivo pensando no que você acha que as pessoas gostariam de ouvir. Crie uma comunicação persuasiva com o que as pessoas precisam ouvir. A persuasão gera valor, entrega algo de útil, ajuda! E isso só é possível através da verdade.
Rapport
Esse fundamento da persuasão, consiste em: criar conexão! Nós gostamos de pessoas pela qual gostamos e nos identificamos. Isso se estende além de nossas decisões conscientes até nossos comportamentos inconscientes.
O rapport é um conjunto de técnicas para criar conexão com o outro através da linguagem corporal, padrões de linguagem etc. Dessa forma se cria um senso de harmonia, onde as pessoas se sintam mais à vontade com você e mais abertas a suas sugestões.
Como ser uma pessoa mais persuasiva?
Aqui passamos rapidamente por alguns conceitos, mas se tornar uma pessoa mais persuasiva é preciso estudo, e saber qual é o processo decisório do cérebro humano.
Depois de de muito estudo, de identificar os padrões dos líderes políticos, sociais, empresariais e religiosos mais influentes, e experimentar inúmeras técnicas sozinho, e tudo isso somado a técnicas de neurociência, conseguia a chegar a um método.
Um método de persuasão que QUALQUER pessoa pode aplicar, então sim. Você pode se tornar uma pessoa persuasiva independente da sua condição hoje.
Tudo isso eu passo em um evento gratuito e online que ocorre todos os anos. Se você já quiser reservar sua vaga para o próximo, é só se cadastrar em: neuropersuasao.com.br