Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Como ganhar mais autoconfiança

Os seres humanos têm uma capacidade única e incrível de experimentar uma ampla gama de emoções. Mas se você deixar suas emoções ditarem sua experiência de vida sem descobrir por que você se sente de um modo específico, você deixa suas emoções te controlar. 

Com o tempo, isso afeta como você se sente e age todos os dias. Se você é alimentado por uma sensação de bem-estar, exala felicidade e calma. Se você estiver atolado pela negatividade, aqueles ao seu redor sentirão sua infelicidade e medo. 

Como você pode evitar o último? A verdade é que você está totalmente encarregado de como se sente, incluindo se está autoconfiante ou não. Depois de entender que seus sentimentos estão sob seu controle, você estará no caminho de entender como desenvolver autoconfiança . 

Sim, você pode desenvolver. Existe uma crença que diz que a pessoa tem, ou não tem autoconfiança, mas isso é mentira. 

Confiança não é algo com o qual as pessoas nascem – é algo que você deve criar, treinar no seu cérebro Criar confiança cria a sensação de certeza de que você pode realizar o que se propõe a fazer. Confiança é como qualquer outra emoção. É algo que você sente e pode treinar para acessá-la quando quiser. 

Você pode querer desenvolver autoconfiança por muitos motivos. Talvez queira perder o medo de falar em público, liderar melhor sua equipe, causar uma boa impressão para a pessoa que você está interessado… Seja o que for, o primeiro passo para ter mais confiança é saber porque você quer desenvolver isso na sua vida. Qual é o objetivo? 

Depois de identificar qual é o seu objetivo, você pode criar confiança no seu cérebro. Para atingir o seu objetivo, você precisa ser uma pessoa autoconfiante, não há outra maneira para fazer isso. 

Muitas vezes a falta de confiança nos impede de realizar. Abrimos a porta da incerteza, hesitação, medo, dúvida e insegurança. E quando você se tornar autoconfiante, todos esses pensamentos negativos vão embora. 

Sua mente e seu corpo iniciam um ciclo positivo, cada parte percebendo a crescente confiança  e respondendo da mesma forma. As situações ao seu redor não mudam, mas você se torna outra pessoa. Uma pessoa autoconfiante. E isso muda absolutamente tudo. 

A confiança é o combustível que transforma desejo em realidade. Sem confiança, um desejo é apenas um desejo, uma ideia de projeto é apenas uma ideia, uma pessoa que você gosta é apenas uma pessoa… Você precisa de autoconfiança. Se tornou uma questão de necessidade e sobrevivência. 

Ela muda absolutamente tudo. 

Comece mudando os seus padrões de pensamentos 

Aprender a ganhar mais autoconfiança é um processo de descobrir e desconstruir as crenças limitantes que causam suas inseguranças, medos e até mesmo a timidez. 

Quais são as perguntas que surgem em sua mente diariamente? “Por que não consigo ser bem sucedido?” “Não sou inteligente o suficiente para alcançar meu objetivo?” “Outras pessoas me veem como um fracasso?”… Se esses são seus pensamentos, saiba que ele reflete diretamente na sua falta de confiança. 

Por isso, mude sua perspectiva e os padrões dos seus pensamentos. Troque essas perguntas por:  “Por que não devo realizar tudo o que me proponho?” e “Por que eu desperdiçaria tempo com minhas ansiedades em vez de me concentrar nos meus pontos fortes?” 

Quando você faz uma pergunta melhor, obtém uma resposta melhor. Como Tony Robbins diz: “Tudo o que você mantém em sua mente de forma consistente é exatamente o que você experimentará em sua vida”. A essência da construção da autoconfiança é a seguinte: se você entra em uma situação sabendo que pode lidar com ela – seja ela qual for -, é exatamente isso que você fará.

Ao avaliar suas crenças limitantes e mudar seu padrão de pensamento , aprender como ganhar confiança passa a ser algo natural. Pense em algo positivo sobre si mesmo e comece a se concentrar em todas as razões pelas quais terá sucesso, e não porque falhará.

Aprender a ter mais autoconfiança é uma jornada, mas existem algumas estratégias e primeiros passos que vão te direcionar a saber por onde começar. 

Lembrando, que isso serve para qualquer pessoa. Até mesmo para uma pessoa tímida. Neste artigo você encontrará alguns pontos a seguir para se tornar mais confiante e seguro de si. 

Aposte na sua linguagem corporal 

Mesmo se você não se sentir confiante o tempo todo, poderá parecer confiante quando necessário, ajustando sua linguagem corporal. Uma pesquisa da Psychology today sugere que, quando você projeta confiança por meio de suas ações , o grau em que você “sente” essas ações também faz com que a confiança pareça real.

Para colocar esse princípio em ação, diga a si mesmo que você é capaz de atingir seu objetivo. Então sinta a sensação de autoconfiança que você está projetando. Com a prática, construir confiança se torna natural.

Adote uma mentalidade de crescimento 

Para desenvolver autoconfiança, isso irá requerer uma consistência de pensamentos positivos. Ter uma mentalidade de crescimento é essencial. 

Passe a ver os seus desafios como oportunidades, por exemplo. Dessa forma você irá enfrentá-los com mais segurança. Você começa a ver os contratempos como um progresso, para que eles se tornem parte do domínio de como criar confiança .

Abandone a necessidade de controle 

Uma pessoa insegura, é uma pessoa que está, o tempo todo controlar o ambiente ao seu redor. E por não conseguir, porque nenhum ser humano da face da terra tem 100% do controle de nada, é que vem a falta de confiança. 

Quando você está focado em manter um senso de controle na vida, na verdade reduz a sua confiança. Nada na vida está verdadeiramente sob nosso controle. Ao deixar ir, você é capaz de aceitar as circunstâncias como elas são, que é um componente poderoso para aprender a criar confiança . Aprenda a reconhecer sua necessidade de controle . Tome medidas para deixar isso e encontrar um verdadeiro senso de satisfação e confiança na vida. 

Aprecie seu valores e viva de acordo com eles

Parte do problema da insegurança é que você começa a duvidar de quem você é – os valores que o inspiram e guiam suas decisões. Para realmente aprender a construir autoconfiança , orgulhe-se de seus valores. Eles fazem você exclusivamente você. 

E quando você faz escolhas baseadas em valor, não há espaço para dúvidas. Você está vivendo de acordo com seus próprios padrões, e essa é a definição de uma vida extraordinária, cheia de paixão e propósito.

Pratique exercícios físicos 

O corpo muda a nossa mente e a forma como agimos. Se você quiser se tornar uma pessoa autoconfiante o seu corpo precisa enviar essa mensagem para o seu cérebro. E isso não aconteceu sendo sedentário. 

Além das substâncias que são liberadas te dando bom humor e mais disposição, praticar exercícios físicos pode te tornar uma pessoas mais confiante. Além de também melhorar a sua aparência,  que algo que também contribui para aumentar a auto confiança.

Se você não tem esse hábito, vá aos poucos. Comece com uma pequena caminhada e vá aumentando gradativamente. E isso não se refere a apenas academia ou a corrida, faça algo que sente prazer, como: dança, natação, pilates, entre outras coisas que tiram o seu corpo do sedentarismo.

Faça uma lista

É muito importante você materializar os seus objetivos. Faça uma lista daquelas áreas que você quer obter mais confiança. Exemplo:

  • Quero ser mais confiante no meu trabalho
  • Quero ser mais confiante na paquera
  • Quero ser mais confiante para tomar decisões
  • Quero ser mais confiante para me apresentar em público
  • Quero ser mais confiante para que as pessoas me vejam de uma forma diferente

Quando você visualizar as situações que você precisa de mais confiança, ficará mais fácil traçar metas, e agir em cima disso. Aqui nesse artigo você encontrou algumas dicas para se tornar uma pessoa mais confiante. Mas nó preparamos uma aula online e gratuita sobre isso. Lá você vai entender como a confiança se forma no nosso cérebro, porque ela é importante, e como fazer para chegar lá.

Então se você quer de fato se tornar uma pessoa mais confiante, pegue essa listinha que você escreveu, e assista a aula. Vamos juntos colocar isso em prática, você vai ver que é sim possível se tornar uma pessoa mais confiante! Te encontro lá!! ????

brainpower.com.br/confianca

Leia também