Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Como parar de procrastinar – 8 dicas simples para aplicar no dia a dia

A procrastinação é o terror de qualquer pessoa que quer, ou precisa realizar alguma tarefa. Procrastinação é o pesadelo de todo trabalhador, estudante… Você sofre com ela? 

Nós sabemos o que devemos estar fazendo, mas simplesmente não queremos. Isso é procrastinação. Adiar tarefas indesejáveis até o último segundo que conseguirmos. 

Mas esse prazer momentâneo de procrastinar, lá na frente é superado pelo estresse, ansiedade e o desespero de fazer algo na base do desespero porque deixou acumular tudo para última hora. 


Você quer saber como parar de procrastinar de uma vez por todas? Quer conseguir fazer tudo com calma, e bem feito? Fique até o final deste artigo, vamos passar por X dicas para você saber como conseguir parar de procrastinar suas tarefas. 

1 – Se organize

Se você quiser parar de procrastinar, esse é um passo importante. Você não conseguirá fazer uma tarefa sem antes se organizar, e saber, de fato, quais são essas tarefas que precisam ser concluídas naquele dia. 

Invista um tempo em planejar a sua semana e o seu dia. Isso deixará o seu cérebro preparado para o que está por vir e ele ficar[a menos propício a procrastinar. Você pode usar uma agenda ou até mesmo um aplicativo no celular para se organizar e mandar embora a procrastinação. 

2 – Estabeleça metas alcançáveis 

Quanto colocamos muitas metas a fazer em um dia, e essas metas são mirabolantes demais, o nosso cérebro vai procrastinar na tentativa de evitar esse risco e economizar sua energia. 

Por isso, saiba colocar as metas corretas para que elas não pareçam tão assustadoras, e te façam procrastinar e  ir deixando as coisas para depois. É muito mais fácil, por exemplo, iniciar um projeto quando você estabelece metas simples e alcançáveis, em vez de um distante e vago. 

Em vez de dizer a si mesmo: “Vou estudar biologia hoje à noite”, diga: “Vou estudar o capítulo seis hoje à noite.” Isso torna seus objetivos menos intimidantes e mais atingíveis. Isso fará o seu cérebro procrastinar mesmo, pois ele achará a tarefa simples para concluir. 

3 – Crie um cronograma 

Depois de se organizar, e estabelecer essas metas alcançáveis, crie um cronograma para elas. Saber o que e quando vai fazer, te ajudará a procrastinar menos. 

Então crie um cronograma para sua semana ou até mesmo para o seu dia. Por exemplo: Na terça, depois do trabalho, eu vou estudar o capítulo 6 do livro tal. Ou, no sábado, antes de começar o meu dia eu vou dedicar 40min naquele projeto que eu preciso começar. 

Criar esse cronograma, dividindo suas tarefas em pequenos pedaços ao longo do tempo torna tudo mais gerenciável, e consequentemente você procrastinará menos, pois terá clareza do que e quando tem que fazer. O seu cérebro fica preparado para agir. 

4 – Defina um prazo 

Se você costuma procrastinar tarefas, você precisa estabelecer prazos. Não espere que os outros façam isso por você. Comece a controlar o seu cérebro e ensinando que precisa terminar determinada tarefa. 

Quando não se tem um prazo, as pessoas procrastinam, ficam presas naquele ciclo de “um dia eu faço”. A verdade é que “um dia” e “eventualmente” nunca chegarão. 

É importante definir uma data específica para quando você deseja que seus objetivos sejam alcançados. Tente concluí-la com um ou dois dias de antecedência. Dessa forma, se algo inesperado acontecer, você ainda terá tempo extra para concluí-la. 

5 – Se livre das distrações 

Um cérebro normal já ama distrações. Agora, um cérebro procrastinador… Ele adora e não resiste as distrações! Por isso, cuidado. Se você quer parar de procrastinar, se livre das distrações. 

É importante se livrar de todas as possíveis interrupções antes de começar a trabalhar, para que você não se desvie desnecessariamente na metade da sua tarefa. Se você costuma sempre parar o que está fazendo para verificar o instagram ou whatsapp, desligue o celular, se puder. 

Distrações também podem ser fontes externas, como pessoas falando, entrando e saindo do ambiente, barulhos, etc. Tente ouvir músicas instrumentais para abafar esses ruídos, é uma boa tática se você não conseguir mudar de ambiente. 

6 – Use a técnica pomodoro  

Essa é uma ótima técnica para você que procrastina e não consegue controlar o seu tempo. É um método bem simples e tem vários aplicativos que disponibilizam ele, e a maioria é gratuito. 

Basicamente você se concentrará em  uma tarefa por um tempo, e descansar, trabalhar, descansar, e por aí vai. Geralmente começa trabalhando ou estudando 25min e descansando 5 minutos. 

Você mesmo pode adequar esse tempo de acordo com você. É um ótimo método para um procrastinador conseguir se concentrar em uma determinada tarefa, sem ficar parando no meio o tempo todo. 

7 – Crie recompensas 

Todo mundo adora ser recompensado. É importante se dar incentivos, não importa quão pequeno esse incentivo seja. Pode ser algo tão simples como: “Se eu trabalhar nessa tarefa por uma hora, assisto a um episódio do meu programa de TV favorito hoje à noite”.

 Ou poderia ser um objetivo maior como “Se eu concluir a meta que eu coloquei pra essa semana, vou jantar no meu restaurante favorito”. É mais fácil prestar atenção quando algo está em jogo.

E a medida que for adotando isso, o seu cérebro vai entender que se ele não procrastinar, receberá uma recompensa. Ou seja, te entregará mais energia para suas tarefas estipuladas. 

8 – Conte para alguém 

Por fim, conte suas metas para alguém, e preste contas para essa pessoa. Quando prestamos conta para alguém, e esse alguém nos cobra, fica muito mais difícil procrastinar. 

É fácil procrastinar suas tarefas ou adiá-las se você for a única pessoa que se responsabiliza. Se você realmente deseja fazer algo, informe a um amigo ou membro da família. 

Agora, há alguém que o responsabiliza por seus objetivos. Você não pode desistir ou procrastinar. Como um bônus adicional, você também tem alguém com quem celebrar suas vitórias, por menor que seja. 

Aqui estão 8 dicas simples que você pode começar a aplicar hoje mesmo no seu dia a dia, e parar de procrastinar coisas importantes, de uma vez por todas. 

Para se aprofundar mais no assunto, eliminar a procrastinação e mais uma série de padrões negativos do seu cérebro, se cadastre em: reprogrameseucerebro.com.br 

Leia também