Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Descubra se você é um procrastinador – 6 sinais

Assim como qualquer outro problema, o primeiro passo para você conseguir parar de procrastinar, é reconhecer que você é um procrastinador. Mas nem sempre é simples assim. Muitos procrastinadores se convencem de que têm boas razões para adiar o que devem fazer. E uma vez que você tenha entrado em uma mentalidade de “vítima” (o que muitos procrastinadores fazem), talvez não perceba que o que está fazendo é procrastinar e que cabe a você mudar isso. 

Você adia as coisas? Você encontra desculpas para se livrar de pequenos deveres incômodos? Em resumo, você é culpado desse péssimo hábito de procrastinação? De vez em quando somos todos culpados, mas ao adiar as coisas interfere a sua vida, há motivos de preocupação. A procrastinação pode causar problemas no trabalho ou na faculdade, em seus relacionamentos e com sua saúde, entre outras coisas. 

Quando a procrastinação acaba se tornando parte da sua vida, da sua rotina, é algo que você deve se preocupar, pois, o preço que você terá que pagar no futuro, pode ser muito alto. 

Uma coisa é procrastinar moderadamente, pelos motivos certos e que não afete a sua vida. No entanto, quando a procrastinação se torna um hábito, isso pode te deixar infeliz com sua vida, além de afetar também as pessoas que estão ao redor por conta da sua procrastinação. 

Você precisa sim descobrir como eliminar a procrastinação, mas o primeiro passo para isso é perceber e reconhecer se a procrastinação faz parte do seu dia a dia, e já se tornou parte da sua vida. 

Por isso, neste artigo você vai encontrar 6 sinais de que a procrastinação se tornou um problema real na sua vida. 

1 – Você sempre aciona o modo soneca 

Ficar acionando o botão de modo soneca todas as manhãs pode ser um sinal de que algo não está certo, e de que você é uma pessoa procrastinadora.

E isso, além de ser um sinal de procrastinação, pode ter efeitos no seu corpo. Veja o que diz no artigo publicado no site The thirty: 

“Quando o alarme dispara novamente, seu corpo e cérebro ficam confusos, resultando na sensação de neblina chamada inércia do sono. A inércia do sono pode ficar com você durante todo o dia, fazendo você se sentir mais cansado ao longo do dia.”

Este hábito é altamente prejudicial para o seu corpo e para o seu cérebro, e te deixará mais propício a procrastinar ao longo do dia. 

Então se você faz isso frequentemente, é um sinal de que a procrastinação está se tornando um problema real na sua vida. 

2 – Você espera até o último segundo pra fazer as coisas 

Se você é aquele tipo de pessoa que procrastina até o último segundo para fazer as coisas, fique alerta. Isso pode ter resultados negativos na sua vida. 

O nosso cérebro está por uma busca constante por prazeres imediatos, é por isso que ama uma distração, uma notificação. Porque são pequenas pílulas de prazer. 

Quando procrastinamos alguma tarefa, estamos escolhendo um prazer instantâneo, o se divertir agora, ver uma série agora… E deixamos o importante para depois. E dessa forma, procrastinamos tanto, que deixamos tarefas pra última hora. 

A procrastinação, além de fazer com que façamos tudo mal feito e na base do desespero, nos impede de desfrutarmos dos momentos da vida. Pense nisso, se você sabe que deve fazer algo, mas procrastina e preferem se divertir primeiro, você realmente se diverte? 

Você desfruta 100% dessa diversão? Ou você se sente culpado, porque sabe que deveria estar fazendo outra coisa? E quando o prazo aperta, logo se arrepende de não ter feito antes? Quantas vezes isso já aconteceu? 

A procrastinação, além de te tornar uma pessoa superficial, faz com que você se sinta culpado, ansioso, angustiado. É um ciclo altamente maléfico para sua mente e saúde. Se você espera até o último momento para fazer as coisas, a procrastinação se tornou um problema real na sua vida. 

3 – Você sempre se atrasa para compromissos 

Você é aquela pessoa que nunca acorda no horário, e quando acorda é só pra conseguir se atrasar com mais calma? Isso é uma ironia, mas é real na vida de muitas pessoas. Se identifica com isso? 

Se você se atrasa frequentemente para compromissos, seja com você mesmo ou com os outros, esse é um sinal claro de procrastinação. Se você valoriza a sua vida, você precisa controlar o seu tempo. E se você procrastina, você joga o seu tempo no lixo. 

Um bilionário de Hong Kong e um dos asiáticos mais ricos, Li Ka-Shing, usa um relógio que é muito comentado. O relógio dele sempre está adiantado 30 minutos. Segundo Li Ka-Shing, ele disse que isso o ajuda a se manter pontual em todas as reuniões de negócios.

Se ele é uma das pessoas mais influentes, acredito que temos algo a aprender, não é mesmo? Procrastinando, e se atrasando, você, certamente não chegará muito longe. Então se você tem o hábito de se atrasar, a procrastinação se tornou um problema real na sua vida. 

4 – Você passa tempo demais pensando sobre o futuro 

Você passa tempo demais sonhando acordado e pensando no futuro, mas fica estagnado sem agir ou fazer nada a respeito? Se sim, você é um procrastinador. 

Não é errado pensar e planejar coisas para o futuro, mas quando isso fica somente no campo das ideias, e não sai nada do papel. É aí que mora o problema e a procrastinação. Pensar não muda absolutamente nada, na vida de ninguém. O que muda é fazer. 

Pensar demais, e não fazer nada pode ser um sinal gritante de que você está procrastinando coisas importantes na sua vida. Não permita mais que a procrastinação faça isso com você, com seus projetos, e sonhos. 

O que você faz hoje, é o que determina o seu amanhã. E se você procrastina o hoje, já sabe o que vai ter amanhã. Se você passa tempo demais apenas pensando sobre o futuro, isso é um sinal de que a procrastinação se tornou um problema real na sua vida. 

5 – Você passa tempo demais nas redes sociais 

Redes sociais são as maiores aliadas de um cérebro procrastinador! Você passa tempo demais nas redes? Faça o teste, tente calcular quantas horas por dia você passa nas redes sociais, talvez você se assuste. 

Segundo o The Huntington News, a mídia social é citada como a maior fonte de procrastinação. Isto é o que o artigo diz:

“A pesquisa conduzida pelo Stop Procrastinating, um aplicativo que desconecta os usuários da Internet na tentativa de aumentar a produtividade, considera as mídias sociais e outros desperdiçadores de tempo na Internet os principais culpados por trás das tendências milenares da procrastinação. A pesquisa, analisando os hábitos de estudo de 1.500 estudantes de graduação dos EUA, encontrou consistentemente estudantes que identificam luxos tecnológicos relativamente novos como a causa de sua procrastinação. ”

As redes sociais, são notificações instantâneas, e pílulas de prazer para o seu cérebro. É praticamente irresistível, e é por isso que é uma das maiores causas de procrastinação. Mas elas não apenas distraem, como também desviam sua atenção do que é importante

Se você passa tempo demais nas redes sociais, ou mais do que deveria, quando na verdade deveria estar fazendo outras coisas… Esse é um belo sinal de que a procrastinação se tornou um problema real na sua vida. 

6 – Você sempre deixa as coisas pra “amanhã”

Sabe aquela coisa chata que você tinha planejado fazer hoje, mas como ainda da tempo, sempre deixar pra fazer amanhã? O nome disso é: procrastinação! 

Ok, você pode deixar para lavar a roupa amanhã, ou mandar aquele email que não é tão importante amanhã, mas o problema é que quando isso de adiar as coisas pra amanhã se torna um hábito, a procrastinação se torna seu estilo de vida. 

Você começa a adiar coisas importantes, como realizar seus sonhos e trabalhar em seus objetivos e projetos pessoais. O “deixa pra amanhã” é uma armadilha para você cair no ciclo vicioso da procrastinação. 

Se você criou esse costume, de deixar praticamente tudo para você fazer amanhã, cuidado. Este é um sinal de que a procrastinação se tornou um problema na sua vida. 

Você é um procrastinador? Quer saber como eliminar a procrastinação? 

Existem mais sinais para saber se você é uma pessoa que procrastina muito ou não, aqui eu trouxe somente 6. Mas passando por eles, você se identificou como uma pessoa procrastinadora? 

Se sim, você leu ao decorrer deste artigo, o quanto a procrastinação pode ser prejudicail para sua vida pessoal ou profissional. 

Uma pessoa que procrastina não consegue fazer nada em profundidade e qualidade, e como consequência começa e pára no meio, ou até mesmo não começa. 

Se você quer saber como parar de procrastinar, e reprogramar isso diretamente no seu cérebro, acesse: reprogrameseucerebro.com.br 

Leia também