Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Exercício infalível para se sentir autoconfiante em minutos – Faça agora

A autoconfiança é atraente. Pessoas autoconfiantes parecem à vontade consigo mesmas e com seu trabalho. Pessoas seguras de si mesmas inspiram por onde passam. 

Todos nós desejamos ser mais autoconfiantes, mas nem sempre é fácil assim, inclusive se você se considera uma pessoa tímida ou insegura. 

Neste artigo você saberá o que é autoconfiança, qual é a sua importância, e vou deixar em vídeo um exercício que você pode fazer agora mesmo para se sentir mais autoconfiante. 

O que é autoconfiança? 

Ser autoconfiante, é calar as opiniões alheias. É confiar naquilo que você quer e em suas habilidades. Você para de se perguntar o que os outros vão pensar antes de fazer algo que você deseja. 

Isso significa que você aceita e confia em si mesmo e tem um senso de controle em sua vida. Você conhece bem seus pontos fortes e fracos e tem uma visão positiva de si mesmo. Você define expectativas e metas realistas, se comunica de forma assertiva e pode lidar com críticas.

Por outro lado, baixa autoconfiança pode fazer você se sentir cheio de dúvidas, ser passivo ou submisso ou ter dificuldade em confiar nos outros. Você pode se sentir inferior, não amado ou ser sensível a críticas. 

A autoconfiança é mais importante do que você imagina 

A autoconfiança está ligada a quase todos os elementos envolvidos em uma vida feliz e gratificante. Vamos destacar as 5 principais que você pode ter como recompensa se desenvolver mais autoconfiança

1 – Menos medo e menos ansiedade 

Quanto mais autoconfiante você se tornar, mais será capaz de acalmar a voz dentro de você que diz: “Eu não posso fazer isso”. Você será capaz de se libertar de seus pensamentos e agir de acordo com seus valores.

Se você é uma pessoa insegura e ansiosa, sabe bem o que é a tendência de ficar pensando demasiadamente sobre preocupações e erros. Esses pensamentos acelerados está ligado a insegurança e ansiedade. 

Isso é extremamente prejudicial para sua vida. Mas quando você consegue desenvolver autoconfiança, você quebra esse ciclo de pensamentos de medo e ansiedade. 

2 – Mais motivação 

À medida que sua autoconfiança aumenta, você se sentirá mais motivado a aumentar suas habilidades. Os pensamentos de “e se” ainda surgirão: “E se eu falhar?” “E se eu me envergonhar?” Mas com autoconfiança, esses pensamentos não serão mais paralisantes. Em vez disso, você poderá sorrir e agir de qualquer maneira, sentindo-se energizado pelo seu progresso na busca de objetivos que significam algo para você.

3 – Mais resiliência 

A autoconfiança nos ajuda a enfrentar e a lidar com contratempos e momentos difíceis. Autoconfiança não significa que você não irá falhar. Mas você saberá que pode lidar com desafios e não ser prejudicado por eles. Mesmo quando as coisas não saem nem perto do que você planejou, você conseguirá tirar o melhor daquilo. 

À medida que você se esforça para tentar coisas novas, começa a entender realmente como falhas e erros levam ao crescimento. A aceitação de que o fracasso faz parte da vida começará a se enraizar. Paradoxalmente, por estar mais disposto a falhar, você realmente terá mais sucesso – porque não espera que tudo seja 100% perfeito antes de agir. 

4 – Vai melhorar seus relacionamentos 

Pode parecer contra-intuitivo, mas quando você tem mais autoconfiança, fica menos focado em si mesmo. Se você é inseguro já experimentou entrar em uma sala e ter a sensação de todos estarem olhando para você e te julgando. 

Mas a verdade é que as pessoas estão envolvidas em seus próprios pensamentos e preocupações. Quando você sair da sua própria cabeça, será capaz de se envolver genuinamente com os outros.

Você desfrutará mais de suas interações porque não ficará preocupado com o tipo de impressão que está causando e não estará se comparando aos outros. Seu estado relaxado e autoconfiante também deixará os outros à vontade, ajudando você a criar conexões mais profundas.

5 – O seu eu interior será fortalecido 

A autoconfiança, faz você se enraizar em quem você realmente é. Você será capaz de aceitar suas fraquezas, sabendo que elas não mudam sua autoestima. Você também poderá comemorar seus pontos fortes e passará a valorizá-los mais. 

Suas ações estarão alinhadas com seus princípios, dando a você um maior senso de propósito. Você saberá quem você é e o que você representa. Você terá as habilidades para aparecer, levantar e falar. Em outras palavras, você poderá deixar o seu melhor sair para fora, sem se importar com o que os outros pensam. 

Um exercício para se sentir mais autoconfiante agora 

Agora que já entendemos a importância da autoconfiança, como o prometido, vou deixar em vídeo um exercício que você pode fazer agora mesmo para se sentir mais autoconfiante. 

Faça vendo o vídeo abaixo, e comente se deu certo com você. 🙂 

Leia também