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Exercícios para eliminar a falta de foco da sua vida

Hoje em dia, é muito difícil manter o foco e a concentração. Afinal, as distrações estão muito fáceis, estão a um clique de distância no caso do celular, por exemplo. Todos os dias temos que lidar com as redes sociais, notificações no whatsapp, e mails que chegam a todo momento. É praticamente impossível no mantermos focados em uma tarefa ininterruptamente até o final, sem parar pra dar uma olhadinha em outra coisa, não é mesmo? 

E essa falta de foco e concentração é prejudicial. Altamente prejudicial. Você não consegue trabalhar direito, ou até mesmo fazer uma atividade que você considera importante. O que você poderia fazer em 1h se conseguisse focar, você faz em um dia inteiro, porque para o tempo todo para ver outra coisa. 

Quando foi a última vez que você esteve 100% focado em uma tarefa, a ponto de nem se dar conta do tempo passando? No trabalho, na leitura de um livro, em alguma aula online ou presencial, seja o que for… 

Você quer saber como acabar com a falta de foco e concentração? Neste artigo eu separei algumas dicas para te ajudar no início deste processo! 

Dê um porquê para o seu cérebro! 

O seu cérebro precisa de um porquê, inclusive se a tarefa que você for fazer for desinteressante, porque será muito mais fácil querer colocar o foco em outra coisa. O seu cérebro precisa saber o propósito de cada tarefa. E como resultado te entregará energia para não procrastinar mais, e simplesmente focar e se concentrar na tarefa. 

Precisamos ter essa consciência, de que quando não temos um porquê, o nosso cérebro não irá colaborar. Os efeitos de um cérebro que não tem clareza, não tem um porquê é tirar energia, porque a função do cérebro é economizar energia. Se não deixamos claro o que é importante, continuaremos pulando de distração em distração. 

Exemplo: 

  • ERRADO: estudar para essa matéria que eu não gosto
  • CERTO: estudar para essa matéria, tirar uma boa nota, para conseguir me formar e ser uma pessoa bem sucedida 
  • ERRADO: preciso responder esses e-mails desses clientes 
  • CERTO: preciso responder esses e-mails, porque isso ajudará o meu negócio e o fará crescer mais e mais

Qualquer que seja a causa da realização do trabalho, uma coisa a entender é que, quando se tem um motivo para concluir o trabalho, a pessoa pode se motivar facilmente e, assim, conseguir se concentrar bem e concluir. 

Se organize e planeje as tarefas do seu dia 

Se você não planejar o seu dia, isso atrapalha, e muito, o seu foco e concentração. Você começa o dia sem saber o que fazer, fica confuso, sobrecarregado, pulando de uma tarefa para outra… Uma completa loucura. Organize as coisas, dê clareza para o seu cérebro, e ele vai te ajudar a focar em uma coisa de cada vez. 

Antes de começar o dia, escreva em um papel tudo o que você tem que fazer naquele dia. Depois separe essas tarefas e distribua durante todo o seu dia. Planeje qual será a primeira coisa, organize a ordem na qual as tarefas serão executadas. Dessa forma você faz cada uma se concentrando nela, sem ficar vagando e pensando no que ainda tem que fazer. Isso te ajuda a focar e a se concentrar! 

Coloque nesse planejamento até mesmo os momentos de pausas. Assim o seu cérebro não vai ficar preocupado com o futuro, e conseguirá focar mais no presente. Seja específico nessa lista, isso te ajudará a focar e a se concentrar mais. Aqui vai um exemplo: 

  • acordar
  • tomar café 
  • começar a trabalhar…

Faça pausas durante suas tarefas 

Se você é uma pessoa que tem muita dificuldade de foco e concentração por um longo período de tempo, uma boa tática é fazer pequena pausas. Esta é uma técnica chamada pomodoro, você pode até baixar um app para contar o tempo. Por exemplo, trabalhe 30min, descanse 5min, você pode adaptar de acordo com a sua necessidade. 

Uma vez que você esteja trabalhando por meia hora ou mais de uma só vez, é necessário fazer uma pausa e recarregar as energias. Ao mesmo tempo, as pessoas permanecem em um emprego e se concentram bem, uma vez que têm o tempo de antecipação dentro de um tempo especificado.

Por exemplo, pode-se optar por fazer o trabalho por mais ou menos trinta minutos, com uma pausa entre eles antes de retomar o trabalho novamente. Ao mesmo tempo, se alguém tentasse trabalhar de uma vez por duas ou três horas, poderia perder a concentração a cada dez minutos.

Coloque o celular no modo avião 

O nosso cérebro não resiste a uma notificação. Então é importante darmos essa mãozinha para que ele se mantenha focado em uma determinada tarefa, e não mude a rota da atenção para ver o que mandaram no whatsapp ou o que estão falando no twitter. 

Então a menos que você use isso para o seu trabalho, coloque o seu celular no modo avião. De repente coloque uma meta, de só olhar as notificação quando terminar determinada tarefa que você precisa focar e se concentrar. 

Escolha fazer tarefas difíceis na hora certa 

O nosso cérebro, como já expliquei sempre quer economizar energia. Então aquelas tarefas mais difíceis e chatinhas nós sempre tendemos a deixar por último, quando já estamos cansados de todo o resto. Não faça mais isso, pois estará muito menos focado e a chance de errar será maior. 

Então, é  necessário saber como organizar o trabalho com base nos níveis de energia. Isto é, se alguém optar pelo trabalho mais difícil, no momento em que estiver mais vigilante, deve ajudar a tirar o máximo proveito da concentração.

Marque um horário para fazer algo que fique te interrompendo durante o dia 

Pode ser ler as noticias, responder e mails, responder mensagens, ou qualquer outra coisa. Pegue essas coisas que ficam te tirando o foco durante o dia e estipule um horário específico somente para elas, para que essas coisas não atrapalhem no seu foco e concentração ao decorrer do dia. 

Maximize o seu sono!

O sono é importante para tudo, inclusive para conseguir manter o foco e concentração durante o dia. E a falta de uma boa noite dormida pode afetar seu foco e concentração ao decorrer do dia e do trabalho. 

Então, dê mais atenção a isso, inclusive se você tem problemas com insônia. Se esse é seu problema, busque as causas, pode ser estresse, por exemplo. Quando identificar, procure uma solução. Pois um bom sono, influencia, e muito, no seu foco e concentração. 

Dormindo bem durante a noite, você ficará atento e alerta durante o dia, além de ter mais energia para fazer suas atividade diárias. Não tome cafeína perto da hora de se deitar, tome um banho quente, leia alguma coisa e se desligue das redes sociais. Isso pode ajudar a maximizar o seu sono! 

Busque a causa da sua falta de concentração e foco! 

A falta de foco pode ter outras causas, pode ser um sintoma de algumas condições, como depressão, menopausa, ansiedade, déficit de atenção, fadiga crônica etc. Por isso, em alguns casos, é preciso consultar um médico. 

Caso queira mais dicas de como superar a falta de concentração e foco, temos aqui no Brainpower, um evento online e gratuito para tratar do assunto, cientificamente, e mostrando como isso afeta o seu cérebro, e como pode ser reprogramado diretamente no seu cérebro. 

Quer saber mais? Se inscreva em: brainpower.com.br/focoextremo 

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