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Falta de foco: causas e soluções

Todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, já precisou lutar contra a falta de foco. Seja para trabalhar, fazer alguma tarefa chata, ou até mesmo fazer algo que gosta, mas que exige concentração. 

Isso afeta nossa vida negativamente. Uma pessoa sem foco, consequentemente, se torna uma pessoa superficial. Não consegue ler um texto até o final, não consegue viver o momento presente, está sempre pulando de distração em distração. 

Se você está com problemas de foco, continue lendo, pois neste artigo vou te mostrar as causas disso, e também darei algumas soluções.

Sintomas da falta de foco 

Se você ainda tem dúvidas de que você sofre com a falta de foco, vou listar aqui alguns sintomas. 

  • Tem dificuldades em concluir suas tarefas
  • Começa muitas coisas, mas termina poucas
  • Sempre esquece de informações, ou perde coisas 
  • Tem problemas em se concentrar em uma conversa ou leitura (sempre lê a mesma página mais de uma vez, ou pede pra pessoa repetir o que disse)
  • Não consegue trabalhar ou estudar ininterruptamente sem dar aquela checada nas notificações do celular 

Esses são apenas alguns sintomas de uma pessoa que sofre com a falta de foco no dia a dia. A falta de foco faz com que a pessoa não se concentre em tarefas importantes, procrastine, não tire projetos do papel, e fique sempre na média. 

Quais são as possíveis causas da falta de atenção e foco? 

1. Problemas ao priorizar o que é mais importante

Isso acontece quando você está enfrentando uma lista interminável de tarefas, um objetivo distante e vago, ou ambos. Muitas vezes, você se encontra multitarefa, marcando itens na sua lista de tarefas à medida que alterna entre diferentes tarefas. Mas quando você chegar ao final da semana e não estiver mais próximo do seu objetivo (ou, pior ainda, não pode nem dizer se está mais perto ou mais longe), começará a questionar o valor dele. todos. Incapaz de discriminar tarefas por importância, a tentação é apenas trabalhar no que for mais fácil ou apenas levantar as mãos e fugir para a Netflix ou HBO.

2. Procrastinação 

Muitos dos nossos problemas de procrastinação são tentativas veladas para evitar desconforto. Teoricamente, sabemos que podemos concluir qualquer tarefa que esteja pela frente; quem já cumpriu um prazo apertado e encontrou uma maneira de cumpri-lo pode atestar isso. A questão não é falta de capacidade. São nossos gatilhos emocionais que nos afastam do desconforto. Sem as estratégias corretas para gerenciá-los, geralmente é apenas quando o desconforto de não fazer algo supera o benefício de procrastinar sobre ele que podemos começar.

3. Falta de motivação

Se você deixou uma pilha de projetos inacabados em seu rastro, não está sozinho. Uma falta de motivação pode surgir quando é hora de começar a focar (levando à procrastinação) ou impedir-nos de manter o foco até que o trabalho esteja concluído.

Lembre-se, nosso cérebro está preparado para buscar recompensas no momento presente. É por isso que é tão fácil distribuir toda a caixa de chocolates agora; o futuro é um desconhecido. Esse viés para o presente pagamento pode dificultar a motivação de um projeto que levará dias, semanas ou meses. O mesmo vale para as tarefas essenciais (mas às vezes chatas) de planejar e praticar seu ofício. Esse tipo de trabalho não receberá elogios imediatos dos clientes ou do seu chefe. A falta de feedback nos obriga a adivinhar o nosso próprio progresso, tornando muito mais difícil permanecer no alvo.

4. Multitarefa

Multitarefa é um subproduto comum de se sentir sobrecarregado. É difícil manter o foco o tempo suficiente para concluir uma coisa quando você está preocupado que sua lista de tarefas esteja se transformando na próxima Guerra e Paz . A tentação é pular de uma tarefa para outra, trabalhando nessa planilha enquanto você alterna entre telefonemas e e-mails. É fácil enganar a nós mesmos que um turbilhão de atividades é a mesma coisa que produtividade. Enquanto isso, os custos de troca (perda de eficiência e o tempo necessário para nos reorientar sempre que trocamos de tarefa) continuam aumentando.

5. Problemas de gerenciamento de tempo

Como diz Nir Eyal, “o gerenciamento do tempo é o gerenciamento da dor”. A maneira como agendamos nossos dias , se não intencionalmente, reflete nossa tendência a evitar desconforto. Em vez de nos forçarmos a enfrentar essa tarefa difícil, mas de alta prioridade, pela manhã (quando a maioria de nós está fresca e alerta), nós a escrevemos algum tempo depois do almoço. Então nos perguntamos por que isso nunca parece ser feito. Outra luta comum é estimar quanto tempo as coisas levarão. É fácil tentar pressionar demais e depois ficar frustrado quando não cumprimos um cronograma irreal. Finalmente, deixar muitas lacunas de tempo não estruturado nos rouba a capacidade de usar atenção seletiva orientada por objetivos e de cima para baixo e nos prepara para responder a quaisquer estímulos que exijam nossa atenção nesses momentos.

6. Distração

Distração não é falta de foco; é simplesmente permitir que você se concentre em algo que não seja a tarefa em questão. Isso é frustrante porque faz com que os projetos demorem muito mais do que deveriam. Quando isso acontece com frequência, tem os mesmos custos de troca que a multitarefa, porque seu cérebro está constantemente se esforçando para se reorientar. Observe como é fácil encontrar outra coisa para fazer no segundo em que seu projeto fica difícil? Isso ocorre porque as distrações são pequenos intervalos do desconforto. Essa rolagem rápida no Instagram é como uma válvula de liberação de pressão de um dia agitado. As preocupações com a distração também não começaram com a era da Internet. As pessoas lutaram contra a distração por televisões, rádios e tecnologias ainda mais antigas.

Identifique o que está te atrapalhando 

Um dos maiores obstáculos para se concentrar melhor é entender onde estamos errando no momento. Você é um multitarefa obstinado? Facilmente distraído? É uma questão de motivação? Pode ser todas as opções acima – ou pode variar dependendo da hora do dia ou do tipo de tarefa que você está tentando concluir.

Conclusão: muitos dos nossos problemas de foco estão inconscientes. A conscientização desses hábitos inconscientes ajudará você a entender o que está errado e como corrigi-lo.

Comece fazendo um registro de suas distrações. É exatamente isso que Nir Eyal recomenda em seu livro Indistractable . Em vez de anotar todas as coisas que você fez naquele dia, documente os momentos em que você falhou. Observe no que você deveria estar trabalhando, como perdeu o foco e o maior número possível de detalhes (hora do dia, seu estado físico e mental etc.). A idéia é entender melhor os gatilhos que levam à quebra de foco. .

Faça isso por alguns dias e os padrões começam a surgir. Você se perguntará por que no mundo você está sempre no Facebook às duas da tarde ou conversando com colegas de trabalho sempre que fica ansioso com o seu cão em casa.

Algumas pessoas são ótimas em se concentrar, independentemente do que está acontecendo emocionalmente, mas é terrível em permitir que estímulos externos (como smartphones e fofocas do escritório) assumam o controle. Outros não têm nenhum problema em impedir distrações externas, mas são cativos a estímulos internos, como fadiga, drama no relacionamento ou dúvida pessoal.

Algumas de suas observações podem surpreendê-lo. Desembaraçar todo esse comportamento inconsciente em padrões reconhecíveis coloca você muito mais perto de um foco melhor.

Estratégias para solucionar a falta de foco 

Depois de ter uma compreensão mais profunda das áreas com problemas de foco, é mais fácil encontrar a abordagem certa para superá-las. Aqui estão algumas estratégias práticas para os oito tipos de problemas de foco que discutimos acima.

1. Problemas ao priorizar o que é mais importante

  • A matriz Eisenhower. Popularizada pelo general Dwight D. Eisenhower, essa estratégia de priorização envolve a criação de uma caixa com quatro quadrantes: tarefas importantes e urgentes, tarefas urgentes, mas sem importância, tarefas importantes, mas não urgentes, e tarefas não urgentes ou importantes. É tão fácil se envolver com coisas urgentes que nunca chegamos ao que é realmente importante. A matriz Eisenhower obriga a discriminar.
  • Estratégia de “lista 2” de Warren Buffet. Warren Buffet é um mestre do investimento focado, recusando toneladas de oportunidades medíocres para alguns vencedores. Sua estratégia de elaboração de listas não é diferente. Anote seus 25 principais objetivos. Essa é a lista um. Em seguida, force-se a escolher apenas cinco desses itens para uma segunda lista. Priorize seu tempo exclusivamente nesses cinco itens e você usará seu tempo limitado da melhor maneira possível.
  • O método Ivy Lee. Ivy Lee era uma consultora de produtividade popular com clientes como Charles Schwab e a família Rockefeller. Seu método é simples, mas super eficaz. Antes de terminar o trabalho todos os dias, anote as seis principais tarefas prioritárias para amanhã. Classifique-os de um a seis. Quando você começar a trabalhar no dia seguinte, trabalhe em sua tarefa número um até que esteja concluída. Em seguida, prossiga para o número dois, três e mais um. É uma ótima maneira de estruturar seu tempo para tarefas únicas.

2. Procrastinação emocional

  • Crie um estacionamento mental. Pensamentos e emoções negativas são inevitáveis ​​- mas eles não precisam mexer com seu foco. Da próxima vez que algo desagradável o estiver incomodando, abra um documento do Word ou um bom papel e caneta velhos, anote-o e deixe-o ir embora e voltar ao trabalho. Encha esse estacionamento mental ao longo do dia. Isso ajudará você a reconhecer seus sentimentos sem que eles consumam seu dia.
  • Tarefa única. Se começar a trabalhar em uma coisa é intimidador, o pensamento de começar uma dúzia de coisas é quase impossível. Mas não há necessidade de se preparar para falhar. Escolha uma coisa . Em seguida, defina um cronômetro e faça um acordo: tudo o que você precisa fazer é trabalhar por cinco minutos. Quando o cronômetro disparar, você estará sempre no ritmo e pronto para mais.
  • Apenas comece. A sério. Parece amor duro, mas é incrível o quanto você se sentirá melhor depois de superar essa inércia. Além disso, simplesmente iniciar uma tarefa faz com que o efeito Zeignarik entre em ação ; tarefas incompletas criam tensão mental, mantendo as tarefas na vanguarda de nossos pensamentos até fecharmos o ciclo completando a tarefa.

3. Falta de motivação

  • Acompanhe seus resultados. Um dos maiores desafios de motivação em grandes projetos é a falta de feedback. Com o objetivo final tão distante, você se perguntará quanto progresso fez. Solucione isso rastreando métricas diárias importantes . Pode ser o número de palavras escritas em seu romance, as horas que você passou codificando seu aplicativo para celular ou quantos e-mails de marketing que você enviou.
  • Conhecendo seus ritmos biológicos. Muito foco se resume a gerenciar sua energia de maneira eficaz. Na medida do possível, alinhe seu trabalho difícil e de alta prioridade às vezes em que estiver no auge. Tempos de baixo consumo de energia são ótimos para tarefas administrativas que ainda são importantes, mas que não requerem tanta inteligência.
  • Use um cronômetro. O escopo completo de um projeto pode sobrecarregar. Você pode deixar isso intimidá-lo em distração – ou pode dividi-lo em pedaços pequenos e começar a trabalhar. O uso de um timer fará isso por você. Tudo o que você precisa fazer é trabalhar até que a campainha toque e você acabe muitos minutos mais perto de terminar o projeto.

4. Muita multitarefa

  • Técnica Pomodoro. Pomodoro é o método de produtividade mais fácil do mercado. A idéia é trabalhar em uma tarefa apenas por um intervalo de tempo definido, fazer uma pequena pausa (também cronometrada) e depois passar para o próximo intervalo. A técnica Pomodoro usa um cronograma de trabalho de 25 minutos / 5 minutos, mas você pode ajustar os intervalos para que melhor se ajustem ao seu fluxo de trabalho. Toneladas de aplicativos e temporizadores estão disponíveis online.
  • Limitando o número de guias abertas. A confusão visual em seus dispositivos e navegadores da web não é apenas uma distração; também prepara seu cérebro para multitarefa. Tudo o que você precisa fazer é clicar ou pressionar a tecla ALT no caminho para algo mais emocionante.
  • Desligar notificações. As notificações são essencialmente convites para distração. Quando o telefone toca e você lê o e-mail mais recente, suas prioridades de trabalho são esquecidas. É hora de retomar o controle. Desativar todas essas notificações traquinas permite que você responda no seu próprio tempo – não no meio de uma tarefa importante.

5. Problemas de gerenciamento de tempo

  • Use listas de tarefas. Esses ganhos de produtividade reduzirão a energia mental gasta em se perguntar o que fazer em seguida. Você pode classificar itens por prioridade e fazer listas separadas para objetivos diários, semanais e mensais. Confira a lista de gravadores de Jake Knapp para uma maneira legal de priorizar.
  • Bloqueio de tempo. Saber o que fazer é um ótimo começo. Mas se você quiser ser o mais focado e produtivo possível, atribua tarefas a você em determinados momentos . Trate-os como se fosse uma consulta com um médico ou cliente importante. Isso elimina muita incerteza sempre que você termina algo e se pergunta o que fazer a seguir.
  • Coma o sapo. Esta dica de Brian Tracy é simples. Faça a tarefa mais difícil e mais importante, todos os dias . Claro, é desagradável. Mas é provavelmente quando você é mais fresco e tem mais energia. Nocautear a coisa mais difícil cria impulso que o levará ao longo de suas tarefas.

6. Distração

  • Elimine tudo o que não é essencial. Vivemos em uma sociedade onde a resposta padrão é mais. Mas a essência do foco é cortar tudo o que não é verdadeiramente importante. Considere como você poderia fazer mais com menos. Talvez esteja cortando cabos ou essa nova plataforma de mídia social. Ou dizendo não ao terceiro happy hour desta semana.
  • Conheça suas prioridades. Quer se trate de carreira, viagens, relacionamentos ou todos os itens acima, lembre-se do que você mais deseja. Suas prioridades o alertarão sempre que as distrações o afastarem do curso. Se suas prioridades são imprecisas, você pode se distrair o tempo todo sem nem perceber. Nada parece uma distração quando não há um caminho a seguir.
  • Evite a distração digital com ferramentas como a Freedom. Ferramentas como o Freedom ajudam você a aproveitar ao máximo a tecnologia sem ficar sobrecarregado. Bloqueie aplicativos, sites que distraem ou até toda a Internet em vários dispositivos múltiplos. Você pode agendar blocos de tempo dedicados para o máximo de produtividade. Permita-se acessar seus termos e crie hábitos mais saudáveis ​​e intencionais com a tecnologia.

Lutar para se concentrar é um problema frustrante e em camadas que afeta a todos em algum momento. Esteja você lutando para encontrar motivação ou tendo problemas para priorizar – é provável que sua falta de foco esteja apontando para algo mais complicado abaixo da superfície. 

Felizmente, com uma melhor compreensão de nossa biologia, comportamentos e algumas técnicas práticas, podemos começar a lidar com nossos problemas com concentração, para que possamos dar atenção e nos concentrar nas coisas que mais importam.

Para saber mais entre em: brainpower.com.br/focoextremo

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