Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Falta de produtividade – 5 causas e 1 solução

Assistir netflix, ficar nas redes sociais por horas, é algo que nos agrada, e muito, mas também sabemos que isso prejudica nossa produtividade. 

Mas, embora esses maus hábitos dominem a conversa sobre falta de produtividade , vários outros problemas podem estar causando sua falta de produtividade. 

Muitas vezes as pessoas reduzem o tempo de TV, ou de celular, mas continuam sendo pouco produtivas. Se você sofre com isso, neste artigo saberá algumas causas da falta de produtividade, e também um solução para isso. 

1 – A tentativa de ser multitarefas 

Afinal, ser multitarefas é bom ou ruim para nossa produtividade? Em muitos lugares, encontramos pessoas falando que é ótimo, mas não. Uma pessoas multitarefas não é produtiva! 

De acordo com uma pesquisa do Bryan College , funcionários milenares custam à economia global em torno de US $ 450 bilhões anualmente por causa de seus hábitos multitarefas. Agora imagine o custo ao adicionar o restante da população trabalhadora.

Muitos empresários querem conectar sua equipe com o maior número possível de tarefas, achando que eles serão mais produtivos. Quando na verdade, estão muito enganados. Porque multitarefas não é sinônimo de produtividade. 

Para sermos mais produtivos, de uma forma que tudo saia com qualidade e profundidade, o ideal é se concentrar em uma tarefa por vez. Quando tendemos a fazer várias coisas ao mesmo tempo, começamos e não terminamos muitas coisas. E tudo de uma forma superficial. Isso não é produtividade. Você não está sendo produtivo, está apenas “cuspindo” as tarefas. 

2 – Estresse no local de trabalho ou em casa 

Outra grande causa da falta de produtividade, é o estresse no local de trabalho, ou até mesmo dentro da própria casa. 

Quando enfrentamos problemas no trabalho ou em casa, somos tomados pela ansiedade, desânimo e falta de energia para produzir. 

Para ser mais produtivos nesses casos, é importante reconhecer os problemas que estão prejudicando sua produtividade e identificar maneiras construtivas de gerenciar esses problemas.

3 – Baixa auto-estima 

A pergunta a se fazer neste tópico é: você está dedicando seu tempo à realização de tarefas ou desperdiçando o tempo  na Internet e coisas do gênero?

A verdade é que nossa mentalidade pode ter um enorme impacto em nossa produtividade, ou na nossa falta de produtividade. 

Por exemplo, baixa auto-estima ou insegurança podem nos levar a um desempenho insuficiente ou auto-sabotagem. Isso pode resultar das crenças autolimitantes de uma pessoa sobre o que ela é realmente capaz. 

Se você é uma pessoa com zero autoconfiança, pode ser a causa da falta de produtividade. Se quiser resolver essa questão, entre em: brainpower.com.br/confianca, depois de acabar de eler este artigo.

4 – Privação do sono 

O sono é uma das primeiras coisas a entrar em segundo plano quando estamos tentando produzir muito, mas a privação de sono crônica e a curto prazo pode destruir suas capacidades de mais produtividade.

Uma única noite sem dormir direito é suficiente para prejudicar sua capacidade de se concentrar ou tomar boas decisões. 

Um estudo descobriu que a perda de apenas 16 minutos de sono pode inibir sua capacidade de manter o foco e a produtividade. Essas consequências são amplificadas quando você regularmente dorme menos do que as sete a nove horas recomendadas por noite.

5 – Ansiedade e estresse 

O estresse e a ansiedade é uma questão importante na vida das pessoas hoje em dia. E isso pode afetar diretamente na sua produtividade, pois afeta sua saúde física e também mental. 

O que menos pessoas percebem é que o estresse não gerenciado e / ou a ansiedade também podem prejudicar sua capacidade de fazer as coisas e ser produtivo. 

Estresse e ansiedade podem resultar de uma variedade de causas, e essas condições podem ser agudas ou crônicas. Independentemente da causa, é importante reconhecer esses problemas e procurar recursos para gerenciá-los de maneira eficaz.

Como ter mais produtividade – minha principal técnica

Agora que já passamos por algumas possíveis causas, agora vamos para a solução. E para isso, vou deixar um vídeo por aqui, contando qual é a minha principal técnica para ter mais produtividade! 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JEcajRATpwM 

Leia também