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O efeito do açúcar no cérebro – como conseguir largar

A maioria das pessoas adoram doces, mas sabem que eles fazem mal. O excesso de açúcar pode nos fazer engordar, trazer diabetes, cáries dentárias, e por aí vai… Sabemos que faz mal, mas é difícil resistir. 

Se você não consegue largar o açúcar, saiba que o seu cérebro também tem um pouco de culpa no cartório. O nosso cérebro está, de certa forma, inclinado a querer comer alimentos com açúcar. 

Seu corpo funciona com açúcar – glicose para ser mais preciso. Glicose vem da palavra grega glukos, que significa doce. A glicose alimenta as células que compõem nosso corpo – incluindo células cerebrais (neurônios).

Dopamina e o açúcar 

Os nosso ancestrais procuravam por alimentos com fonte de energia. Os alimentos açucarados eram excelentes fontes de energia, por isso evoluímos para encontrar alimentos doces, particularmente agradáveis. Alimentos com gostos desagradáveis, amargos e azedos podem ser verdes, venenosos ou poderiam estar estragados – causando doenças.

Portanto, para maximizar nossa sobrevivência como espécie, temos um sistema cerebral inato que nos faz gostar de alimentos doces, já que eles são uma grande fonte de energia para alimentar nossos corpos.

Quando comemos alimentos doces, o sistema de recompensa do cérebro – chamado sistema de dopamina – é ativado. A dopamina é uma substância química do cérebro liberada pelos neurônios e pode sinalizar que um evento foi positivo. Quando o sistema de recompensa é acionado, ele reforça comportamentos – tornando mais provável a execução dessas ações novamente.

Nosso ambiente hoje é abundante em alimentos doces e ricos em energia. Não precisamos mais procurar esses alimentos açucarados – eles estão disponíveis em todos os lugares! E o pior, esses alimentos açucarados se tornaram um veneno. 

Infelizmente, nosso cérebro ainda é funcionalmente muito semelhante aos nossos ancestrais e realmente gosta de açúcar, mesmo que ele faça mal. Então, o que acontece no cérebro quando consumimos excessivamente açúcar? Por que viciamos em açucar? 

O açúcar e a neuroplasticidade 

Existe uma explicação em porque nós somos viciados em açúcar. O cérebro continuamente se remodela e se religa através de um processo chamado neuroplasticidade . Essa religação pode ocorrer no sistema de recompensa. A ativação repetida da via da recompensa por medicamentos ou pela ingestão de muitos alimentos açucarados faz com que o cérebro se adapte a estímulos frequentes, levando a uma espécie de tolerância.

No caso de alimentos doces, isso significa que precisamos comer mais para obter a mesma sensação gratificante – uma característica clássica do vício. O seu cérebro te faz viciar em açúcar a medida que você dá isso para ele.

Por conta desse vício, a nossa necessidade de açúcar muitas vezes passa até a ser emocional. Comemos açúcar quando estamos estressados, tristes, e até alegres, ou apenas quando nos deparamos com um bolo de chocolate, e queremos satisfazer nosso desejo. 

Como resistir a vontade de doce? 

Para resistirmos ao desejo por açúcar, precisamos inibir nossa resposta natural ao doce. Uma rede de neurônios inibitórios é crítica para controlar o comportamento. Esses neurônios estão concentrados no córtex pré-frontal – uma área importante do cérebro envolvida na tomada de decisões, controle de impulsos e adiamento da gratificação.

Neurônios inibitórios são como os freios do cérebro. Pesquisas em ratos mostraram que a ingestão de dietas ricas em açúcar pode alterar os neurônios inibitórios. Os ratos alimentados com açúcar também foram menos capazes de controlar seu comportamento e tomar decisões.

É importante ressaltar que isso mostra que o que comemos pode influenciar nossa capacidade de resistir às tentações e pode estar subjacente à mudança das dietas para as pessoas.

Um estudo recente pediu às pessoas que avaliassem quanto queriam comer salgadinhos de alta caloria quando estavam com fome versus quando tinham comido recentemente. As pessoas que comiam regularmente uma dieta rica em gordura e açúcar avaliavam seus desejos por salgadinhos mais altos, mesmo quando não estavam com fome.

Isso sugere que a ingestão regular de alimentos com alto teor de açúcar pode ampliar os desejos – criando um círculo vicioso de querer cada vez mais. 

O açucar pode atrapalha a formação da sua memória 

Ou área do seu cérebro que pode ser afetada por uma dieta com muito açúcar, se chama hipocampo, que é muito importante para a memória. 

Pesquisas mostram que ratos que ingeriram dietas ricas em açúcar eram menos capazes de lembrar se já haviam visto objetos em locais específicos antes.

As alterações induzidas pelo açúcar no hipocampo foram uma redução dos neurônios recém-nascidos, que são vitais para a codificação de memórias, e um aumento de substâncias químicas ligadas à inflamação.

Como proteger seu cérebro do açúcar?

Sabendo de todos esses malefícios para a saúde, como proteger nosso cérebro do açúcar? A OMS (organização mundial da saúde), recomenda que limitemos nossa ingestão de açúcares adicionados a 5% da ingestão calórica diária, que é de 25 gramas (seis colheres de chá).

É importante ressaltar que as capacidades de neuroplasticidade do cérebro permitem que ele seja redefinido em certa medida após reduzir o açúcar na dieta, e o exercício físico pode aumentar esse processo. 

Os alimentos ricos em gorduras ômega-3 (encontrados no óleo de peixe, nozes e sementes) também são neuroprotetores e podem aumentar as substâncias químicas cerebrais necessárias para formar novos neurônios.

Embora não seja fácil quebrar hábitos, diminuir o açucar te beneficiará muito, e o seu cérebro te agradecerá. Se quiser uma ajuda para abandonar o açúcar, vou deixar esse vídeo para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=dlc09R3Zsco 

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