Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O que é procrastinação – causas e soluções

Procrastinação, uma palavras estranha, mas que está presente na vida de muitas pessoas. Então, o que é procrastinação? 

Procrastinação, nada mais é que adiar coisas que você deveria fazer agora. Deixar para amanhã, o que se planejou para concluir hoje. Isso causa ansiedade, estresse, problemas e mais problemas. 

A procrastinação é uma armadilha na qual muitos de nós caímos. De fato, de acordo com o pesquisador e palestrante Piers Steel, 95% de nós procrastinam até certo ponto. Embora possa ser reconfortante saber que você não está sozinho, pode ser preocupante perceber o quanto isso pode te deixar estagnado. 

Se tornou algo tão natural no nosso dia dia, que nunca paramos para nos perguntar, de onde vem a procrastinação, quais são as causas dela, e como podemos solucionar isso. E é exatamente isso que vamos tratar neste artigo. 

Você entenderá o que é procrastinação (significado), as causas e claro, te darei uma solução permanente para isso. Vamos nessa? 

O que significa procrastinação? 

Segundo o dicionário informal, o significado da palavra procrastinação, é: “Retardar alguma ação, deixar para depois, protelar uma ação, falta de vontade de realizar algo definido.”

A procrastinação, de certa forma, se tornou um comportamento corriqueiro, mas que pode ser muito prejudicial quando começa a interferir demasiadamente na nossa vida pessoal e profissional. 

O verbo “procrastinar” dá o sentido de negligenciamento de atividades. Quando alguma tarefa não recebe a atenção que necessita, ou quando é deixada para depois. 

A procrastinação está ligada a ansiedade, estresse, falta de prazer no que está fazendo, e outras coisas mais, que acabam nos desconectando do objetivo de começar e terminar determinada tarefa. 

Procrastinação não é preguiça 

As pessoas costumam confundir bastante essas duas coisas, e é importante esclarecer este ponto, antes de passarmos para as possíveis causas da procrastinação.  

Procrastinação não é preguiça. A procrastinação é um processo ativo, de escolha. Você escolhe fazer outra coisa, ao invés daquela tarefa que você deveria estar fazendo, mas não quer. Já a preguiça, está mais relacionada à inatividade, a apatia e a falta de vontade de agir. 

Um procrastinador, que evitar fazer alguma tarefa, porque para ele é desagradável, mas que ainda assim é importante. Prefere deixar ela pra depois, e no lugar coloca uma tarefa mais divertida e agradável para ele. 

Quais podem ser as causas da procrastinação? 

Se você é um procrastinador, deve sempre se perguntar de onde isso vem, e porque você age dessa forma. Você precisar dar a clareza que o seu cérebro precisa para entrar em ação, mesmo que seja uma tarefa “chata”.

Vou te listar agora, uma série de fatores, que podem ser os responsáveis pela sua procrastinação. Leia com a intenção de conseguir identificar qual é a sua causa. Depois disso, passaremos para as soluções e você saber, como acabar com a procrastinação. 

Desordem e falta de organização 

Talvez você esteja procrastinando demais porque não está se organizando. O seu cérebro precisa de clareza para agir. E é impossível ter clareza no meio da desordem. Se você quer saber como parar de procrastinar, observe seu dia a dia. 

O ambiente em que vive está constantemente desorganizado, e suas ideias e tarefas do dia? Você se organiza, faz uma lista, ou vai deixando a vida te levar? Se sim, este é um prato cheio pro seu cérebro desejar procrastinar! Cuidado. 

Falta de clareza do que você quer. Qual é o propósito dessas tarefas? 

Este é um ponto essencial se você quiser parar de procrastinar. Você pode se tornar a pessoa mais organizada desse mundo, fazer sua lista de tarefas, e tudo mais que possa facilitar. Se não tiver um propósito maior para tudo isso, será inevitável procrastinar. 

Você vê algum propósito no seu dia a dia? No seu trabalho? Não não consegue enxergar, se não vê sentido, e que faz só porque tem que fazer, você vai procrastinar. Se você quiser ajuda para encontrar esse propósito, entre em: brainpower.com.br/proposito. 

Falta de energia e motivação com sua rotina 

Grande parte das pessoas que procrastinam, estão pouco motivadas com sua rotina e dia a dia. E constantemente sentem falta de energia. Isso, assim como outros fatores, pode ser o grande responsável por seu cérebro desejar procrastinar, e deixar as tarefas para depois. 

E grande parte dessas pessoas acham que vão recuperar essa energia, dormindo… Será mesmo? Se você acha que seu problema é esse, e que é por conta disso que vive procrastinando, você pode resolver de outro jeito: agindo! Como assim? Se inscreva nessa aula online e gratuita e resolva isso: brainpower.com.br/massiva.

Baixa auto-estima e falta de confiança no que você está fazendo 

A falta de autoconfiança pode ser um grande inimigo para uma pessoa que deseja parar de procrastinar. Se você quer fazer algo por você, por exemplo, mas não sente confiança nisso, você sempre vai deixar pra depois, pra amanhã… E no fim, nunca realiza nada. 

Se você é uma pessoa com baixa auto-estima, estará sempre adiando e procrastinando as coisas, pois , não tem confiança para começar. Mude isso, se esse é o seu problema. Se quiser ajuda, entre nessa aula online e gratuita: brainpower.com.br/confianca. 

Essas foram apenas alguns pontos, que podem estar sendo a causa da sua procrastinação. Agora que já passamos por algumas causas. Qual seria a solução? 

A procrastinação é algo enraizado, e por já fazer parte da nossa vida, não mudaremos do dia para noite. Precisamos reaprender e treinar o nosso cérebro a parar de procrastinar. 

E para isso, vou te passar alguns primeiro passos para solucionar esse problema tãp recorrente, e eliminar a procrastinação da sua vida. 

Como solucionar esse problema e eliminar a procrastinação? 

Pra começar a solucionar esse problema de procrastinação, identifique qual é a causa de você estar adiando tantas coisas? 

Falta de energia? Falta de confiança? Falta de propósito? Falta de confiança? Podem ser uma série de causas, como citei neste artigo. 

Se a questão é baixa energia, é preciso cuidar do corpo e da mente para reverter isso, seja sozinho ou com ajuda de um profissional qualificado.

Aprender a estabelecer metas viáveis. Se você não é bom em cumprir prazos, evite por metas curtas e de pouca capacidade de realização.

Observe como as pessoas que fazem agora pensam, agem e sentem. Perceba o que você pode aprender com elas e inicie seu processo de mudança agora mesmo. 

E para facilitar nesse processo, quero deixar aqui um vídeo, que te ajudará a parar de procrastinar: 

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=U5SQhoAdRaM

Quem vive nesse ritmo – de deixar muita coisa ou tudo para depois – perde oportunidades únicas, momentos especiais e se limita a viver apenas dentro de suas vontades, sem acompanhar o ritmo da vida e as mudanças à sua volta. A perda é grande. Pessoas assim sofrem com suas próprias escolhas de procrastinação.

Não permita mais que isso aconteça. Retome o controle do seu cérebro, e elimine a procrastinação permanentemente. 

Para mais conteúdos diários, entre no nosso grupo do telegram: brainpower.com.br/telegram 

Leia também