Artigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Um exercício simples e infalível para eliminar a procrastinação

Se você sofre com a procrastinação, já deve ter se perguntado qual é a primeira coisa que deve fazer para começar a curar isso. E você provavelmente já deve ter se deparado com algumas dicas para parar de procrastinar.

 Você deve dividir projetos grandes e complexos em etapas menores e mais alcançáveis? Você deveria usar algum aplicativo que te ajude nisso? Ou até mesmo se planejar? 

Embora essas sejam boas estratégias, não é por elas que devemos começar. Devemos começar no cérebro. Por que ele procrastina? Aqui está uma resposta: o seu cérebro procrastina quando ele não vê uma razão maior, um objetivo forte, um propósito em determinada tarefa. 

E isso já é cientificamente comprovado. Quando damos uma razão pela qual agir, uma razão grande, quando deixamos isso claro para nosso cérebro, ele nos entrega energia. Mas se ele não vê essa razão, ele fará de tudo para você procrastinar determinada tarefa “chata” e “sem importância”. 

Então neste artigo, vou te dar uma técnica simples para resolver esse probleminha e começar no lugar certo a eliminar a procrastinação da sua vida. 

Grandes metas e objetivos alcançados tem um grande motivo por trás 

Se você quer eliminar a procrastinação, observe isso. Todas as grandes mudanças, tinha um grande motivo por trás, não era algo banal. Uma pessoa obesa que emagreceu muito, emagreceu por sua saúde, não apenas por emagrecer. Essa foi a motivação da pessoa, por exemplo. Sem essa motivação, ser que ela conseguiria?  

Mudanças bem-sucedidas sempre começam com um forte compromisso. A menos que você esteja realmente comprometido, motivado e com todo o seu coração, seus esforços inevitavelmente serão insuficientes. Se você já tentou várias técnicas para vencer a procrastinação no passado, provavelmente já sabe disso.

A maioria das técnicas funcionará se você estiver disposto a colocar em prática. Mas, para colocar em prática, você precisa de combustível e motivação suficientes. Em outras palavras, você precisa primeiro ter um forte propósito nisso – deve ter um profundo compromisso com a meta e deve realmente ver o valor nela. 

Se um objetivo for valioso o suficiente, você fará as técnicas funcionarem. É como Nietzsche disse: “Aquele que tem um “porquê” forte, pode suportar o “como”…”. Se você tem um motivo maior para acabar com a procrastinação, as técnicas serão aplicadas por você, mesmo que seja difícil. 

Neste artigo, vamos juntos descobrir o seu “porquê” para que você consiga ter um compromisso em aplicar técnicas que acabem de uma vez por todas com a sua procrastinação. 

Fique ridiculamente motivado com isso 

Segundo a neurociência, nosso cérebro é motivado por suas coisas: dor e prazer. E é por isso que sempre estamos fugindo da dor e buscando prazer. E a procrastinação é resultado disso, adiar tarefas que não queremos fazer, porque não queremos sentir dor, por isso vamos empurrando tudo com a barriga até não dar mais. Essa é a origem da procrastinação. 

Então, o que vamos fazer aqui é: usar a forma como nosso cérebro funciona, a nosso favor. Vamos controlá-lo, e não o contrário, como é de costume, e como não deveria NUNCA acontecer. Precisamos retomar esse controle para acabar com a procrastinação. 

Se queremos fazer uma mudança em nossas vidas, precisamos associar uma dor intensa a não mudar agora, e um prazer enorme em mudar imediatamente. Não mudar deve parecer doloroso; mudar deve parecer prazeroso.

Para fortalecer nossa vontade de superar a procrastinação,  precisamos nos tornar dolorosamente conscientes dos efeitos negativos da procrastinação. E precisamos nos conscientizar dos efeitos positivos de agir em tempo hábil e não procrastinar. Simples, né?

Tornamos o comportamento negativo mais doloroso e o comportamento positivo mais prazeroso. O resultado? Vamos querer fugir do comportamento negativo e correr em direção ao comportamento positivo. Em outras palavras, nos sentiremos motivados a seguir o comportamento positivo – no nosso caso, nos sentiremos motivados a parar de procrastinar e começar a agir imediatamente e com mais energia. 

Você pode achar que é mentira ser tão simples assim, mas é dessa forma que o nosso cérebro funciona. Milhares de alunos do Brainpower, que conseguiram reprogramar isso diretamente no cérebro falam que eliminaram a procrastinação, porque simplesmente não conseguem mais, e sentem dor quando procrastinam. Eles invertem o jogo. 

Parte prática: deixando o seu “porquê” claro em 3 etapas

Agora que você já entendeu de onde vem a procrastinação e como eliminá-la, eu vou te dar 3 etapas para deixar claro o seu porquê.

Tendo um porquê forte, um motivo maior pelo qual acabar com sua procrastinação. Você terá mais energia para abandoná-la de vez. Vamos nessa?

  • 1. Crie uma lista de tarefas, projetos, ações ou objetivos em que você procrastina. Essa lista pode incluir coisas como terminar um projeto do trabalho, criar uma prática diária de meditação, seguir um regime regular e de exercícios, livrar-se da bagunça desnecessária em sua casa e assim por diante…
  • 2. Ao lado de cada coisa em que você está procrastinando, escreva como sua procrastinação está afetando você em termos de saúde, felicidade, relacionamentos, finanças, satisfação geral da vida e assim por diante. Isso é para mostrar quanta dor a procrastinação está causando na sua vida. Lembre-se, o objetivo é associar o máximo de dor possível à procrastinação, resultando em muita motivação para se afastar desse hábito ruim. 

Você pode usar qualquer uma das seguintes perguntas para tomar conhecimento dos efeitos negativos da procrastinação: O que isso está custando atualmente? Quanto vai custar no futuro se você continuar procrastinando isso? Quanto custou no passado? Quanto custa para as pessoas que você ama?

  • 3. Ao lado de cada coisa em que você está procrastinando, escreva como agir de maneira oportuna o beneficiará em termos de saúde, felicidade, relacionamentos, finanças, satisfação geral da vida e assim por diante. Isso o ajudará a reconhecer o quão benéfico será a realização de cada coisa, tornando-as mais agradáveis. Em outras palavras, você desejará avançar nessa direção, e parar de procrastinar.

Você pode usar qualquer uma das seguintes perguntas para se conscientizar dos efeitos positivos de não procrastinar: Se você parar de adiar e fizer isso agora, como se sentirá quando concluir? Como vai ser sua vida? O que você vai ganhar? O que isso significa para as pessoas que você ama? Como isso ajuda você a alcançar seus objetivos futuros? Como ele se conecta com seus valores?

Exemplo:

Projetos, ações e objetivos que procrastinaCustos associados a procrastinaçãoBenefícios associados a não procrastinar
Arrumar a casaminha casa vai ficar suja, não vou aproveitar momentos de lazer porque vou ficar pensando na casa suja, etc…limpando a casa agora, vou ficar livre para fazer outras coisas, vou me sentir bem e confortável em uma casa limpa e organizada…
Terminar o projeto XFicar pensando que eu preciso terminar logo, o prazo está perto, depois vou ter que fazer tudo correndo e mal feito, e corro o risco de não terminar a tempo… conseguir fazer ele com calma e bem feito, posso fazer um pouquinho todo dia pra não fazer tudo junto e correndo e mal feito depois, vou ficar livre pra ter meu momento de lazer e sem sentir culpa por não estar fazendo…



























Este exercício é simples, mas é o primeiro passo para parar de procrastinar. Ele realiza duas coisas:

  • Aumentará a dor associada à procrastinação, fazendo você querer se afastar dela
  • Aumentará o prazer associado a não procrastinar, fazendo com que você queira avançar para a conclusão de tarefas no prazo certo

Para simplificar: se você reservar um tempo para fazer esse exercício, criará um porquê altamente motivador e um forte compromisso com a superação da procrastinação.

Quando terminar de fazer esse exercício, que vai exercitar o seu cérebro a querer fugir da procrastinação, aí sim pule para outras artigos que te entregarão técnicas e dicas para acabar com a procrastinação. Será mais fácil de aplicar. 

Leia: “Como parar de procrastinar – 8 dicas simples para aplicar no dia a dia.”

Leia também